Indução ao florescimento em mangueira: atualidades, perspectivas e opções para o sistema orgânico

Autores

  • Adrielle Rodrigues Prates Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente, Botucatu, SP, Brasil.
  • Patrícia Graosque Ulguim Züge Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Produção Vegetal, Botucatu, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3607-1447
  • Sarita Leonel Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Produção Vegetal, Botucatu, SP, Brasil.
  • Jackson Mirellys Azevêdo Souza Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Agronomia, Viçosa, MG, Brasil.
  • Jorgiani de Ávila Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Produção Vegetal, Botucatu, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5737-4271

Resumo

A indução ao florescimento artificial em mangueira é o manejo cultural mais importante em pomares e requer maior atenção dos produtores. O manejo envolve três etapas: paralisação do crescimento das plantas, maturação dos ramos e indução ao florescimento com nitratos. A primeira etapa começa com a aplicação de paclobutrazol ao solo. Porém, são comuns problemas com o uso de concentrações excessivas, que levam ao acúmulo de resíduos no solo. Além disso, o uso de paclobutrazol não é permitido na agricultura orgânica. Objetivou-se, neste artigo de revisão, compilar informações sobre as atualizações e esforços para solucionar esses problemas em lavouras convencionais de manga, bem como identificar alternativas para o seu manejo orgânico. Em pomares convencionais, a aplicação de ácidos fúlvicos em associação a paclobutrazol, como alternativa ao uso exclusivo de paclobutrazol, foi identificada como forma de melhorar a absorção do produto pelas plantas e, consequentemente, reduzir as concentrações e resíduos no solo. Pesquisas envolvendo poda, anelamento, fertilização e irrigação devem ser desenvolvidas como alternativa ao uso de paclobutrazol para o cultivo orgânico de cultivares de manga em regiões tropicais e subtropicais.

PALAVRAS-CHAVE: Reguladores vegetais, cultivo sustentável, estresse hídrico, nutrição mineral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-08-2021

Como Citar

PRATES, A. R. .; ZÜGE, P. G. U.; LEONEL, S. . .; SOUZA, J. M. A.; ÁVILA, J. de. Indução ao florescimento em mangueira: atualidades, perspectivas e opções para o sistema orgânico. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 51, p. e68175, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/68175. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Revisão