Variabilidade intraespecífica na suscetibilidade de Chrysodeixis includens (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae) a inseticidas

Autores

Resumo

A lagarta falsa-medideira Chrysodeixis includens (Walker) é considerada o principal inseto desfolhador da cultura da soja, o qual contribui para a redução da produção. Para o seu manejo, um importante desafio é retardar sua resistência a inseticidas. Objetivou-se caracterizar a suscetibilidade de C. includens a flubendiamida, ciantraniliprole, espinetoram e metomil, bem como definir uma concentração diagnóstica para o monitoramento da resistência. Efetuou-se aplicação de inseticida sobre a superfície da dieta artificial. Para a curva dose-resposta, foram utilizadas concentrações que proporcionaram mortalidade entre 5 e 99 %, para estimar as concentrações letais (CL50 e CL99) e razões de resistência (RR50 e RR99). As concentrações diagnósticas foram definidas com base em concentrações que proporcionaram mortalidade entre 90 e 99 % na população suscetível de referência. Para flubendiamida e metomil, a redução na suscetibilidade proporcionou RR50 estimada em 6,2 a 24,2 e 4,4 a 19,6 vezes, respectivamente. Para ciantraniliprole e espinetoram, houve pouca diferença na suscetibilidade entre as populações, com RR99 inferior a 6,1 vezes. A partir das concentrações de 0,5053; 5,053; 0,1579; e 28,42 μg cm-², respectivamente para flubendiamida, ciantraniliprole, espinetoram e metomil, foram evidenciadas diferenças na suscetibilidade de C. includens.

PALAVRAS-CHAVE: Glycine max, Plusiinae, resistência a inseticidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Roberto Franco, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias, Departamento de Agronomia, Lages, SC, Brasil.

Departamento de Agronomia

Professor de Entomologia

Área de atuação: Entomologia Agrícola, Manejo Integrado de Pragas, Resistência de Insetos a Inseticidas

Downloads

Publicado

23-09-2021

Como Citar

RESTELATTO, S. S.; WILLE, P. E.; BUSS, N.; WILLE, C. L.; BOFF, M. I. C.; CONTINI, R. E.; FRANCO, C. R. Variabilidade intraespecífica na suscetibilidade de Chrysodeixis includens (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae) a inseticidas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 51, p. e67353, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/67353. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico