Avaliação do Impacto do Projeto ABC Cerrado

Autores

Resumo

Projetos que auxiliem o produtor rural a utilizar práticas sustentáveis de produção são fundamentais para a preservação dos biomas. O Projeto ABC Cerrado, por exemplo, visou promover o uso sustentável da terra e melhorar o manejo florestal no bioma Cerrado, entre 2014 e 2019. Dentre as metas do Projeto estava avaliar o impacto decorrente da capacitação de um grupo de agricultores em tecnologias sustentáveis para a produção agrícola e da oferta de assistência técnica para o manejo de propriedades rurais. Neste estudo, avaliou-se o impacto desse Projeto. A percepção de impacto aqui adotada possui três dimensões: eficiência técnica; probabilidade de a atividade ser um sumidouro de carbono; e redução de emissões de carbono. De maneira geral, houve melhora no desempenho ambiental das fazendas atendidas pelo Projeto. Isso reflete o esforço dos agricultores em adequar seus processos produtivos e incorporar as boas práticas agrícolas disseminadas pelo processo de transferência de tecnologia propostas pelo Projeto.

PALAVRAS-CHAVE: Uso sustentável da terra, manejo florestal, balanço de emissões de gases do efeito estufa, estoques de carbono do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-04-2021

Como Citar

SOUZA, G. da S. e .; GONÇALVES GOMES, E.; FREITAS, A. C. R. de .; FERNANDES, P. C. C. .; CAMBOIM, C. E. . Avaliação do Impacto do Projeto ABC Cerrado. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 51, p. e66399, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/66399. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Cerrado