Safrinha de feijão-caupi sob doses residuais de fósforo na Amazônia brasileira

Autores

Resumo

A mesorregião sudeste paraense é importante produtora de soja, e o cultivo em safrinha pode incrementar a produção agrícola local. No entanto, na região, predominam Latossolos de textura média a muito argilosa, os quais, apesar de adequados ao uso agrícola, possuem, naturalmente, baixos níveis de fósforo disponível. Objetivou-se avaliar a produtividade de feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] em safrinha sob doses de fósforo residual em Latossolo Amarelo. Foram instalados dois experimentos em condições de campo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 5 tratamentos (residuais de 0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1 de P2O5) e 4 repetições. O primeiro experimento consistiu de cultivo de feijão-caupi em safrinha após a safra da soja, com as doses fosfatadas fornecidas durante o plantio da soja, e o segundo de feijão-caupi em safrinha após a safra do arroz, com as doses fosfatadas fornecidas durante o plantio do arroz. Avaliaram-se o peso de mil grãos e produção de vagens, cascas e grãos. Houve maior produção de vagens e cascas em área com residual de fósforo. A maior produtividade foi obtida no residual da dose de 200 kg ha-1 de P2O5, atingindo-se produtividades de grãos de 1.256 kg ha-1 após a safra da soja e 885 kg ha-1 após a safra do arroz.

PALAVRAS-CHAVE: Vigna unguiculata (L.) Walp., Latossolo, fósforo residual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubson da Costa Leite, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo com mestrado em Ciência Animal (ênfase em Forragicultura).Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins. Iniciou o curso de Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia onde após dois anos de curso, se transferiu para a Universidade Federal do Tocantins, concluindo sua Graduação em 2016 (CR: 8.1); Foi integrante do Grupo de Pesquisas em recuperação de Áreas degradadas, trabalhando em linha de pesquisa com substâncias húmicas, seleção de fungos termofílicos provenientes de compostagem e adubação da soja e algodão na região do MATOPIBA; Estagiou por um ano no Laboratório de Análise de Solos da UFT; Estagiou durante a safra 15/16 na Fazenda Agropecuária Irmãos Peteck-Piauí; Trabalhou com formação e recuperação de pastagens; Durante o mestrado desenvolveu experimentos com associação de pastagens tropicais e bactérias fixadoras de nitrogênio para redução da adubação nitrogenada; Atualmente é pesquisador em nível de doutorado da Universidade Federal Rural da Amazônia, desenvolvendo experimentos com Microrganismos solubilizadores de fosfato em co-inoculação da soja para redução da adubação fosfatada.

Robson da Costa Leite, Universidade Federal Rural da Amazônia

Técnico agrícola pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente estudante de Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Atua principalmente nos seguintes temas: Manejo, conservação e fertilidade do solo; nutrição vegetal; produção vegetal e desenvolvimento de produto. Têm experiência de campo com o manejo, nutrição mineral e tratos culturais de soja, milho, sorgo e pastagens.

Manoel da Silva Cravo, Pesquisador Aposentado da Embrapa Amazônia Oriental

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1975), Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1984) e doutorado em Ciências (área de concentração: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP (1995). Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental (Pará), até setembro de 2009, quando pediu aposentadoria. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo da fertilidade de solos tropicais ácidos, Recuperação de áreas degradadas; Manejo da Fertilidade do solo para culturas anuais e perenes, Otimização do uso da terra para cultivos em rotação e consórcios, para produção sustentável de alimentos - Sistema Bragantino. Trabalhou com consultoria em Recuperação da Fertilidade do Solo de Áreas de Pastagens Degradadas e Preparo do solo para plantio de culturas perenes, especialmente de Açaí. 

*In memoriam

Downloads

Publicado

16-12-2020

Como Citar

DA COSTA LEITE, R.; DA COSTA LEITE, R.; DA SILVA CRAVO, M. Safrinha de feijão-caupi sob doses residuais de fósforo na Amazônia brasileira. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 50, p. e66078, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/66078. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico