EFEITO DE ESTIMULANTE VEGETAL NO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE FUMO BRASIL-BAHIA

Autores

  • Elvis Lima Vieira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Adriana Queiroz de Almeida Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'

Palavras-chave:

Nicotiana tabacum L., pulverização foliar, regulador vegetal, Stimulate®

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito do estimulante vegetal Stimulate®, via pulverização foliar, sobre o crescimento e produção de fumo (Nicotiana tabacum L.). Foram utilizados fumo Brasil-Bahia e Stimulate®, nas doses 0,0 mL L-1; 1,0 mL L-1; 3,0 mL L-1; 5,0 mL L-1; e 11,0 mL L-1. A partir de 15 dias após a semeadura (DAS), foram aplicadas um total de seis pulverizações, uma vez por dia, a cada cinco dias. No viveiro convencional, após 43 DAS, avaliou-se o número de folhas; comprimentos da haste e raiz; massa de matéria seca de hastes, folhas e raízes; e área foliar. No campo, as plantas permaneceram por 64 dias (107 DAS) e avaliou-se o número de folhas; número de folhas viáveis; altura da planta; massa de matéria seca de folhas e hastes; e área foliar. No viveiro convencional, o Stimulate® diminuiu a massa de matéria seca da haste, raiz e folha e a área foliar do fumo, porém, foi eficiente no aumento do número de folhas e comprimento da haste, para o fumo Brasil-Bahia. No campo, o Stimulate® não foi eficiente no aumento da produção de folhas, porém, incrementou a altura e a massa de matéria seca do caule.

PALAVRAS-CHAVE: Nicotiana tabacum L.; pulverização foliar; regulador vegetal; Stimulate®.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvis Lima Vieira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Doutor de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Adriana Queiroz de Almeida, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'

Mestre em Ciências Agrárias, Doutoranda em Agronomia/Agricultura, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atua na área de Fisiologia de Plantas Cultivadas, Reguladores Vegetais e Adubação.

Downloads

Publicado

07-12-2010

Como Citar

VIEIRA, E. L.; ALMEIDA, A. Q. de. EFEITO DE ESTIMULANTE VEGETAL NO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE FUMO BRASIL-BAHIA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 4, p. 468–475, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/6297. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal