Chuva simulada após aplicação de 2,4-D e dicamba na pré-semeadura de soja

Autores

  • Diecson Ruy Orsolin da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Marina Luiza Cuchi
  • Álvaro André Alba da Silva
  • Bruna Dal'Pizol Novello
  • Claudir José Basso

Resumo

Resíduos no solo, após a aplicação de 2,4-D e dicamba para o controle de plantas daninhas, podem atrasar o estabelecimento e desenvolvimento inicial da soja, mas as chuvas podem reduzir o intervalo necessário entre a aplicação e a semeadura. Volumes de chuva (0; 10; 30; 60; e 90 mm) foram simulados após a aplicação de 2,4-D (300 e 600 g e.a. ha-1) e dicamba (120 e 240 g e.a. ha-1), e os efeitos sobre a soja foram avaliados. A aplicação de 2,4-D não afetou o estabelecimento ou desenvolvimento inicial da soja, independentemente do volume de chuva simulado. No entanto, o residual de dicamba reduziu o estabelecimento da soja para os menores volumes de chuva. A fitotoxicidade foi mais severa para a maior dose de dicamba (75-100 %) e 50-100 % na menor dose. Os maiores volumes de chuva simulados reduziram a fitotoxicidade de dicamba na soja, mas não foram suficientes para reduzir os efeitos deletérios no desenvolvimento inicial da cultura.

PALAVRAS-CHAVE: Glycine max, auxina sintética, dissipação de herbicida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diecson Ruy Orsolin da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

É professor adjunto da UFSM - Campus Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Agronomia/fitotecnia, experimentação agrícola com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos temas: ecofisiologia, competição, biologia e manejo integrado de plantas daninhas na cultura do arroz, milho, soja e trigo, herbicidas, alelopatia, resistência de plantas daninhas, resíduos e impacto ambiental de herbicidas.

Downloads

Publicado

28-09-2020

Como Citar

SILVA, D. R. O. da; CUCHI, M. L.; DA SILVA, Álvaro A. A.; NOVELLO, B. D.; BASSO, C. J. Chuva simulada após aplicação de 2,4-D e dicamba na pré-semeadura de soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 50, p. e62780, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/62780. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico