Suscetibilidade de Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens (Lepidoptera: Noctuidae) a infecções causadas por Metarhizium rileyi

  • Suellen Karina Albertoni Barros Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rafael Major Pitta
  • Rogério Biaggioni Lopes
  • Euziclei Gonzaga de Almeida
  • Fátima Teresinha Rampelotti Ferreira

Resumo

Em razão do reduzido espectro hospedeiro do fungo entomopatogênico Metarhizium rileyi, sua patogenicidade contra diferentes insetos alvos deve ser avaliada para o desenvolvimento de bioinseticidas capazes de controlar mais de uma espécie-praga. Objetivou-se avaliar a suscetibilidade das espécies-pragas Chrysodeixis includens e Spodoptera frugiperda a diferentes isolados de M. rileyi e, assim, determinar uma possível influência do hospedeiro de origem na atividade patogênica desses isolados. Três isolados [CG1312 (C. includens como hospedeiro original), CG381 (S. frugiperda como hospedeiro original) e um novo isolado selvagem (C. includens como hospedeiro original)] foram testados contra lagartas de C. includens e S. frugiperda, em idade de terceiro ínstar, por tratamento de superfícies com suspensão de conídios, em laboratório. Ambas as espécies foram suscetíveis aos isolados de M. rileyi, com índices de mortalidade de 53-58 % para C. includens e 74-84 % para S. frugiperda. Os resultados sugerem que o hospedeiro de origem pode não ser determinante na seleção de isolados patogênicos de M. rileyi contra essas duas espécies de praga.

PALAVRAS-CHAVE: Biopesticida, largarta falsa-medideira, lagarta-do-cartucho, muscardine verde, fungo entomopatogênico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-07-2020
Como Citar
BARROS, S. K. A.; PITTA, R. M.; LOPES, R. B.; ALMEIDA, E. G. DE; FERREIRA, F. T. R. Suscetibilidade de Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens (Lepidoptera: Noctuidae) a infecções causadas por Metarhizium rileyi. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 50, p. e61713, 8 jul. 2020.
Seção
Artigo Científico