Produção de matéria seca e marcha de absorção de nitrogênio, fósforo e potássio em Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis

  • Izabela Richena Barbosa
  • Rafaela Silva Santana Universidade Federal da Grande Dourados
  • Munir Mauad
  • Rodrigo Arroyo Garcia

Resumo

Inúmeros são os benefícios do cultivo de Crotalaria spp., dentre os quais destacam-se a alta produção de biomassa e acúmulo de N, ciclagem de nutrientes e ação antagônica sobre alguns nematoides. Entretanto, informações sobre a exigência nutricional para essas espécies ainda são escassas. Objetivou-se determinar a produção de matéria seca e a marcha de absorção de macronutrientes na parte aérea de Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis. Dois experimentos foram conduzidos (um para cada espécie) em delineamento de blocos ao acaso, com três repetições, testando-se treze épocas de colheita para C. juncea e dez para C. spectabilis. Após cada colheita, as amostras foram secas, pesadas e submetidas a análise laboratorial, para determinação dos teores de nutrientes em diferentes partes da planta. O acúmulo de nutrientes na parte aérea, para ambas as espécies, ocorreu na ordem K > N > P, sendo o caule o principal órgão de acúmulo de nutrientes. Também para ambas as espécies, a exportação de nutrientes pelos grãos seguiu a ordem N > K > P. O máximo acúmulo de matéria seca ocorreu aos 135 e 104 dias após a emergência (DAE), respectivamente para C. juncea e C. spectabilis, enquanto a produção de sementes viáveis, em ambas as espécies, já havia se iniciado aos 90 DAE.

PALAVRAS-CHAVE: Adubo verde, acúmulo de nutrientes, fitomassa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-07-2020
Como Citar
BARBOSA, I. R.; SANTANA, R. S.; MAUAD, M.; GARCIA, R. A. Produção de matéria seca e marcha de absorção de nitrogênio, fósforo e potássio em Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 50, p. e61011, 3 jul. 2020.
Seção
Artigo Científico