Produção inicial e qualidade de frutos de camu-camu sob fertilização orgânica e mineral

  • Carlos Enrique Daniel Lopez Pinto Agricultura no Trópico Úmido, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus-AM, Brazil.
  • Juan Daniel Villacis Fajardo Campus Território dos Lagos, Universidade do Estado do Amapá, Município de Amapá-AP, Brazil.
  • Paulo Sérgio Taube Universidade Federal do Oeste do Pará
  • José Augusto Amorim Silva do Sacramento Instituto de Biodiversidade e Florestas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém-PA, Brazil
  • Emerson Cristi de Barros Instituto de Biodiversidade e Florestas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém-PA, Brazil

Resumo

Camu-camu [Myrciaria dubia (Kunth) McVaugh] é uma planta nativa das planícies inundáveis da bacia amazônica que está em processo de domesticação em áreas de terra firme. Objetivou-se avaliar, qualitativa e quantitativamente, frutos de camu-camu obtidos na primeira produção, em áreas de terra firme, sob adubação mineral e orgânica. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 10 tratamentos e 4 repetições. Cada parcela experimental foi composta por 4 linhas de 5 covas (3 plantas cova-1). A adubação com resíduos orgânicos (torta de filtro e composto + torta de filtro) a cada quatro meses proporcionou maior produção de frutos (326 g planta-1). No entanto, a produção foi menor quando se utilizou fertilização mineral ou a combinação desta com matéria orgânica (76 ± 40 g planta-1). A fertilização com torta de filtro + composto aumentou o peso (8,91 g) e o tamanho (2,47 cm de diâmetro e 2,30 cm de comprimento) de fruto. A adubação mineral e orgânica não influenciaram nas características químicas dos frutos de camu-camu.

PALAVRAS-CHAVE: Myrciaria dubia, macro e micronutrientes, ácido ascórbico, biometria de frutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-04-2020
Como Citar
PINTO, C. E. D. L.; FAJARDO, J. D. V.; TAUBE, P. S.; DO SACRAMENTO, J. A. A. S.; DE BARROS, E. C. Produção inicial e qualidade de frutos de camu-camu sob fertilização orgânica e mineral. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 50, p. e60821, 27 abr. 2020.
Seção
Artigo Científico