REGULADOR DE CRESCIMENTO E Trichoderma harzianum APLICADOS EM SEMENTES DE FEIJOEIRO CULTIVADO EM SUCESSÃO A CULTURAS DE COBERTURA

Autores

  • Tatiely Gomes Bernardes UFG
  • Pedro Marques da Silveira Embrapa Arroz e Feijão
  • Marcos Antônio Machado Mesquita Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Hormônios vegetais, controle biológico, Phaseolus vulgaris L., sistema plantio direto, Cerrado

Resumo

Avaliou-se o efeito de regulador de crescimento e Trichoderma harzianum, aplicados em sementes de feijoeiro irrigado, em sucessão a diferentes culturas de cobertura. O delineamento experimental consistiu de parcelas subdivididas, em blocos casualizados, com quatro repetições. Nas parcelas, foram utilizadas culturas de cobertura, como as leguminosas guandu, estilosantes e crotalária, e as gramíneas milheto, capim mombaça, braquiária e braquiária consorciada com milho e sorgo. Nas subparcelas, os tratamentos foram: testemunha; 500 mL de regulador de crescimento, em 100 kg de sementes; 1.250 mL de fungicida biológico, em 100 kg de sementes; e 500 mL de regulador de crescimento mais 1.250 mL de fungicida biológico, em 100 kg de sementes. Aos 84 dias após o corte das culturas de cobertura, foi semeado o feijoeiro, cultivar BRS Valente. Foram avaliados a severidade de podridão radicular causada por Rhizoctonia solani e Fusarium solani f. sp. phaseoli, incidência por murcha-de-fusário, estande, rendimento de grãos, massa de 100 grãos, número de vagens por planta e número de grãos por vagem do feijoeiro. Os tratamentos com fungicida biológico e regulador de crescimento não apresentaram efeito significativo, em relação às variáveis analisadas. A palhada de sorgo favoreceu o aumento das podridões radiculares e da murcha-de-fusário no feijoeiro.

PALAVRAS-CHAVE: Hormônios vegetais; controle biológico; Phaseolus vulgaris L.; sistema plantio direto; Cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiely Gomes Bernardes, UFG

Aluna de doutorado da UFG, este artigo faz parte da dissertação da primeira autora.

Pedro Marques da Silveira, Embrapa Arroz e Feijão

Pesquisador doutor em solos.

Marcos Antônio Machado Mesquita, Universidade Estadual de Goiás

Professor substituto na UEG.

Downloads

Publicado

29-11-2010

Como Citar

BERNARDES, T. G.; SILVEIRA, P. M. da; MESQUITA, M. A. M. REGULADOR DE CRESCIMENTO E Trichoderma harzianum APLICADOS EM SEMENTES DE FEIJOEIRO CULTIVADO EM SUCESSÃO A CULTURAS DE COBERTURA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 4, p. 439–446, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/5878. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal