Impacto induzido pelo glifosato nas características funcionais do isolado Bacillus sp. FC1

  • Osiel Silva Gonçalves Universidade Federal de Viçosa
  • Maria de Fátima Rodrigues da Silva Universidade de Rio Verde, Fazenda Fontes do Saber
  • Paula Fabiane Martins Instituto Federal Goiano campus Rio Verde

Resumo

O uso intensivo de glifosato tem se mostrado prejudicial para organismos não-alvos. Considerando-se o solo como um dos receptores finais do herbicida, a comunidade microbiana presente é um dos fatores críticos a serem monitorados. Objetivou-se isolar Bacillus sp. e avaliar o efeito do glifosato nas características funcionais do crescimento e na atividade de biocontrole do fitopatógeno. Bacillus sp. FC1 foi isolado do solo e cultivado em seis tratamentos, na presença e ausência de glifosato. A análise de crescimento bacteriano consistiu na comparação das curvas de crescimento. O efeito do glifosato sobre a atividade de biocontrole foi avaliado por antibiose contra o fitopatógeno Fusarium sp. O glifosato apresentou efeito negativo no crescimento do Bacillus sp. FC1. A exposição ao herbicida, baseada no método de cultura pareada, não afetou a característica de biocontrole do fitopatógeno. Contudo, a sensibilidade do isolado ao glifosato pode ter afetado a capacidade inicial de competição por nutrientes com o fitopatógeno em placa.

PALAVRAS-CHAVE: Biomonitoramento, biocontrole, bactérias benéficas do solo, tolerância a herbicidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osiel Silva Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Rio Verde (2016). Atuou nas áreas de Biotecnologia, Microbiologia ambiental e agrícola com pesquisas nos segmentos de biocontrole e biodegradação de herbicidas. Atualmente é mestrando em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando na área de Genética com foco em análise genômica comparativa de bactérias fitopatogênicas e o potencial do mobiloma na evolução de genomas.
Maria de Fátima Rodrigues da Silva, Universidade de Rio Verde, Fazenda Fontes do Saber

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade de Rio verde. Tem experiência na área de Bioquímica, Epidemiologia e Saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas:indicadores de saúde ambiental.

Paula Fabiane Martins, Instituto Federal Goiano campus Rio Verde

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado pela mesma universidade em Ciências (2012). Participou do programa de doutorado sanduíche na The Ohio State University, através da agência CAPES. Com experiência na área de microbiologia aplicada e biotecnologia ambiental, atua como professora no Instituto Federal Goiano. Atualmente encontra-se cedida para trabalho no Núcleo Estruturante de Políticas de Inovação, no Ministério da Educação.

Publicado
25-03-2020
Como Citar
GONÇALVES, O. S.; DA SILVA, M. DE F. R.; MARTINS, P. F. Impacto induzido pelo glifosato nas características funcionais do isolado Bacillus sp. FC1. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 50, p. e57954, 25 mar. 2020.
Seção
Artigo Científico