Bioatividade herbicida de compostos naturais de Lantana camara na germinação e crescimento de plântulas de Bidens pilosa

Resumo

Lantana camara (L.) é considerada uma das principais plantas invasoras, e os aleloquímicos produzidos por essa espécie podem ser definidos como metabólitos secundários bioativos que medeiam interações químicas entre a planta e outros organismos e, portanto, desempenham papel importante na sucessão e estabelecimento. Objetivou-se investigar o efeito de extratos aquosos de L. camara sobre a germinação e crescimento de Bidens pilosa (L.), avaliando-se parâmetros fisiológicos (taxa de germinação, índice de velocidade de germinação, desempenho e estrutura de plântulas e integridade de membranas), bem como o perfil metabólico do extrato. O extrato reduziu o índice de velocidade de germinação e a taxa de crescimento de plântulas e promoveu anormalidades no geotropismo e no desenvolvimento radicular em ambas as populações. A terceira fase da germinação foi altamente afetada (mais que as fases I e II). Lantadene A e B são os possíveis compostos que conferem as propriedades herbicidas, e o extrato de L. camara tem potencial para ser usado no desenvolvimento de um novo herbicida ecologicamente correto.

PALAVRAS-CHAVE: Lantadene, fisiologia de sementes, fitotoxicidade, compostos bioativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-11-2019
Como Citar
GINDRI, D. M.; COELHO, C. M. M.; UARROTA, V. G.; REBELO, A. M. Bioatividade herbicida de compostos naturais de Lantana camara na germinação e crescimento de plântulas de Bidens pilosa. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 50, p. e57746, 13 nov. 2019.
Seção
Artigo Científico