DESEMPENHOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS DA CONSORCIAÇÃO DE MILHO COM FORRAGEIRAS DOS GÊNEROS Panicum E Brachiaria EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

Autores

  • Cristiano Magalhães Pariz FE/Unesp - Ilha Solteira
  • Marcelo Andreotti FE/Unesp - Ilha Solteira
  • Maria Aparecida Anselmo Tarsitano FE/Unesp - Ilha Solteira
  • Antonio Fernando Bergamaschine FE/Unesp - Ilha Solteira
  • Salatier Buzetti FE/Unesp - Ilha Solteira
  • Carlos Alessandro Chioderoli FE/Unesp - Ilha Solteira

Palavras-chave:

Margem de contribuição, produtividade de grãos, relação custo/benefício, sistema plantio direto, Zea mays L.

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar a produtividade de grãos e os resultados econômicos de modalidades do cultivo de milho com forrageiras dos gêneros Panicum e Brachiaria, na integração lavoura-pecuária (ILP), sob sistema plantio direto (SPD). O experimento foi conduzido no ano agrícola de 2007/2008, no município de Selvíria, MS, em Latossolo Vermelho distroférrico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, sendo os tratamentos constituídos por oito modalidades de cultivo do milho consorciado, simultaneamente e por ocasião da adubação nitrogenada de cobertura com os capins Tanzânia, Mombaça, Marandu e Ruziziensis, além do seu cultivo sem consórcio. A análise dos custos operacionais foi baseada nos preços de insumos e operações e a receita bruta no preço médio de venda do milho, no Estado de São Paulo. O decréscimo dos valores da relação custo/benefício e os melhores retornos econômicos, obtidos em função dos maiores índices de margem de contribuição, determinaram as modalidades de cultivo mais viáveis. Os capins Mombaça e Marandu, consorciados, simultaneamente, ao milho, reduziram a produtividade de grãos, em relação ao milho cultivado sem o consórcio. Com relação aos benefícios técnico-econômicos, visando à utilização em sistemas de ILP, o consórcio mais recomendado é o de milho com capim Tânzania, principalmente no cultivo simultâneo. No entanto, resultados técnico-econômicos a longo prazo, com diferentes preços e produtividades, devem ser avaliados.

Palavras-chave: Margem de contribuição; produtividade de grãos; relação custo/benefício; sistema plantio direto; Zea mays L.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Magalhães Pariz, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos. Área: Integração lavoura-pecuária

Marcelo Andreotti, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos. Área: Solos

Maria Aparecida Anselmo Tarsitano, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia. Área: Custos na agricultura

Antonio Fernando Bergamaschine, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Biologia e Zootecnia. Área: Nutrição de ruminantes

Salatier Buzetti, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos. Área: Nutrição mineral de plantas

Carlos Alessandro Chioderoli, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos. Área: Integração lavoura-pecuária

Downloads

Publicado

10-12-2009

Como Citar

PARIZ, C. M.; ANDREOTTI, M.; TARSITANO, M. A. A.; BERGAMASCHINE, A. F.; BUZETTI, S.; CHIODEROLI, C. A. DESEMPENHOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS DA CONSORCIAÇÃO DE MILHO COM FORRAGEIRAS DOS GÊNEROS Panicum E Brachiaria EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 4, p. 360–370, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/5651. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico