DESEMPENHOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS DA CONSORCIAÇÃO DE MILHO COM FORRAGEIRAS DOS GÊNEROS Panicum E Brachiaria EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

Cristiano Magalhães Pariz, Marcelo Andreotti, Maria Aparecida Anselmo Tarsitano, Antonio Fernando Bergamaschine, Salatier Buzetti, Carlos Alessandro Chioderoli

Resumo


O trabalho teve como objetivo analisar a produtividade de grãos e os resultados econômicos de modalidades do cultivo de milho com forrageiras dos gêneros Panicum e Brachiaria, na integração lavoura-pecuária (ILP), sob sistema plantio direto (SPD). O experimento foi conduzido no ano agrícola de 2007/2008, no município de Selvíria, MS, em Latossolo Vermelho distroférrico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, sendo os tratamentos constituídos por oito modalidades de cultivo do milho consorciado, simultaneamente e por ocasião da adubação nitrogenada de cobertura com os capins Tanzânia, Mombaça, Marandu e Ruziziensis, além do seu cultivo sem consórcio. A análise dos custos operacionais foi baseada nos preços de insumos e operações e a receita bruta no preço médio de venda do milho, no Estado de São Paulo. O decréscimo dos valores da relação custo/benefício e os melhores retornos econômicos, obtidos em função dos maiores índices de margem de contribuição, determinaram as modalidades de cultivo mais viáveis. Os capins Mombaça e Marandu, consorciados, simultaneamente, ao milho, reduziram a produtividade de grãos, em relação ao milho cultivado sem o consórcio. Com relação aos benefícios técnico-econômicos, visando à utilização em sistemas de ILP, o consórcio mais recomendado é o de milho com capim Tânzania, principalmente no cultivo simultâneo. No entanto, resultados técnico-econômicos a longo prazo, com diferentes preços e produtividades, devem ser avaliados.

Palavras-chave: Margem de contribuição; produtividade de grãos; relação custo/benefício; sistema plantio direto; Zea mays L.


Palavras-chave


Margem de contribuição; produtividade de grãos; relação custo/benefício; sistema plantio direto; Zea mays L.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT