CALAGEM, SILICATAGEM E DOSES DE FÓSFORO NO CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO MINERAL DE ESTILOSANTES

Autores

  • Jalison Lopes Universidade Federal de Lavras
  • Antônio Ricardo Evangelista
  • Caio Augustus Fortes
  • José Cardoso Pinto
  • Antônio Eduardo Furtini Neto
  • Ronan Magalhães de Souza

Palavras-chave:

Stylosanthes guianensis cv. Mineirão, silicato de Ca e Mg, calcário, utilização do fósforo

Resumo

Em solos tropicais, a correção da acidez do solo pode aumentar a eficiência da adubação fosfatada. Neste sentido, objetivou-se, por meio deste trabalho, avaliar o efeito de dois corretivos de acidez do solo e de doses crescentes de fósforo, sobre o crescimento e as eficiências nutricionais em Stylosanthes guianensis cv. Mineirão. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Departamento de Ciência do Solo (UFLa). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições, com os tratamentos dispostos em esquema fatorial 5x2, constituídos por cinco doses de P (50 mg dm-3, 100 mg dm-3, 200 mg dm-3, 400 mg dm-3 e 800 mg dm-3 de solo) e dois corretivos (calcário dolomítico e silicato de Ca e Mg). A correção do solo com silicato proporcionou taxas de acúmulo de massa seca de estilosantes Mineirão mais elevadas, no intervalo de 50 mg dm-3 a 420 mg dm-3 de P. Os nutrientes P, N, Ca, Mg e Zn tiveram suas eficiências de utilização aumentadas, quando a adubação fosfatada foi associada à silicatagem, ocorrendo maior conversão do nutriente em biomassa produzida, exceto para a dose 800 mg dm3, em função do desbalanço nutricional nos fornecimentos de P e Zn. A silicatagem proporcionou maior recuperação do P aplicado e deve ser usada na formação e manejo de pastagens onde o estilosantes Mineirão for utilizado.

PALAVRAS–CHAVE: Stylosanthes guianensis cv. Mineirão; silicato de Ca e Mg; calcário; utilização do fósforo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jalison Lopes, Universidade Federal de Lavras

Zootecnista, Doutorando em Zootecnia, Bolsista do CNPq - Universidade Federal de Lavras – Caixa Postal 3037 – 37.200-000 – Lavras, MG – jalisonufla@gmail.com

Antônio Ricardo Evangelista

Engenheiro Agrônomo, D. Sc., Professor do Departamento de Zootecnia/UFLA

Caio Augustus Fortes

Engenheiro Agrônomo, Doutorando em Zootecnia/UFLA

José Cardoso Pinto

Engenheiro Agrônomo, D. Sc., Professor do Departamento de Zootecnia/UFLA

Antônio Eduardo Furtini Neto

Engenheiro Agrônomo, D. Sc., Professor do Departamento de Ciência do Solo/UFLA

Ronan Magalhães de Souza

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Zootecnia

Downloads

Publicado

06-07-2010

Como Citar

LOPES, J.; EVANGELISTA, A. R.; FORTES, C. A.; PINTO, J. C.; FURTINI NETO, A. E.; DE SOUZA, R. M. CALAGEM, SILICATAGEM E DOSES DE FÓSFORO NO CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO MINERAL DE ESTILOSANTES. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 150–158, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/5597. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo