Efeitos de um biocida comercial, casugamicina e consistência do meio de cultura no estabelecimento in vitro de bambu

Autores

  • Daniela Werner Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Théo Piucco Rocker Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Sanches Ornellas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Miguel Pedro Guerra Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A contaminação por micro-organismos e oxidação dos explantes no estabelecimento in vitro de bambu são problemas recorrentes na sua micropropagação. Avaliaram-se os efeitos do biocida Plant Preservative Mixture (PPM®), do antibiótico casugamicina e da consistência do meio de cultura no estabelecimento in vitro de Bambusa vulgaris, Phyllostachys bambusoides e Dendrocalamus asper. A presença de PPM® no meio de cultura apresentou efeito significativo nas concentrações de 2 mL L-1 ou 4 mL L-1, assim como o meio de cultura líquido no aumento de plantas estabelecidas no outono. A casugamicina promoveu respostas variáveis para as três espécies, dependendo da estação do ano. Houve interação entre os fatores, demonstrando que maiores índices de plantas viáveis podem ser obtidos aliando-se diferentes estratégias para diminuir a oxidação e a contaminação. Para o estabelecimento in vitro de B. vulgaris, P. bambusoides e D. asper, é recomendada a adição de 2 mL L-1 ou 4 mL L-1 de PPM® ao meio de cultura líquido.

PALAVRAS-CHAVE: Bambusoideae, contaminação em bambu, micropropagação de bambu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Werner Ribeiro dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal, PPG em Recursos Genéticos Vegetais, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Théo Piucco Rocker, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal, Curso de Agronomia

Thiago Sanches Ornellas, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal, PPG em Recursos Genéticos Vegetais, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Miguel Pedro Guerra, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal, PPG em Recursos Genéticos Vegetais, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

DOS SANTOS, D. W. R.; ROCKER, T. P.; ORNELLAS, T. S.; GUERRA, M. P. Efeitos de um biocida comercial, casugamicina e consistência do meio de cultura no estabelecimento in vitro de bambu. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e55435, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/55435. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Bambu