Estrutura e composição florística de bosques de Guadua na região cafeeira da Colômbia

Autores

  • Fernando Ramírez-Díaz Universidad Tecnológica de Pereira
  • Juan Carlos Camargo-García Universidad Tecnológica de Pereira

Resumo

Na região cafeeira (900-2.000 m de altitude) dos Andes colombianos, os remanescentes florestais correspondem, principalmente, a fragmentos dominados pela espécie de bambu Guadua angustifolia Kunth (Guadua). Essas florestas altamente fragmentadas são encontradas em paisagens com alto grau de transformação devido à atividade agrícola e à expansão urbana. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento das características ecológicas dessas florestas, a estrutura e composição florística (diversidade alfa, beta e gama) de sete fragmentos florestais localizados nas bacias mediana (Quindío) e inferior do rio La Vieja (Risaralda) foram estudadas. Foram observados 70.961 indivíduos e 172 espécies pertencentes a 54 famílias. Cinquenta por cento das famílias foram representadas por uma só espécie, e as famílias Araceae e Leguminosae mostraram a maior riqueza taxonômica, com 21 e 14 espécies, respectivamente. Os índices de diversidade para essas florestas revelaram valores comparáveis ??a ecossistemas de florestas tropicais (valores de Shannon-Weiner entre 3.167 e 3.798). De modo semelhante, a análise de agrupamento (baseada em distâncias euclidianas) mostrou que os povoamentos apresentam similaridade abaixo de 0,65 (65 %), associada às 35 espécies reportadas, em sete fragmentos que caracterizam uma composição florística variada. Essa descoberta indica que estes fragmentos não devem ser vistos como unidades isoladas, mas como locais inseridos em uma paisagem regional diversificada. Isso representa habitats importantes para essas espécies, os quais são capazes de manter níveis significativos de diversidade, mesmo sob condições de manejo.

PALAVRAS-CHAVE: Guadua angustifolia, Araceae, Leguminosae, bambu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Ramírez-Díaz, Universidad Tecnológica de Pereira

Biólogo, magister em biologia vegetal. Pesquisador do grupo de pesquisa em manejo de agroecossistemas tropicais andinos da Universidade Tecnológica de Pereira.

Juan Carlos Camargo-García, Universidad Tecnológica de Pereira

Diretor de ciências básicas da faculdade de ciências ambientais da Universidade Tecnológica de Pereira. Diretor do Grupo de Pesquisa em Gestão de Agroecossistemas Tropicais Andinos da Universidade Tecnológica de Pereira.

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

RAMÍREZ-DÍAZ, F.; CAMARGO-GARCÍA, J. C. Estrutura e composição florística de bosques de Guadua na região cafeeira da Colômbia. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e55425, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/55425. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Bambu