Potencial de espécies de bambu para a produção de briquetes

  • Martha Andreia Brand Universidade do Estado de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-5438-2081
  • Ailton Leonel Balduino Junior Centro Universitário Unifacvest
  • Daniela Letícia Nones Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Angela Zakostelsky Neves Gaa Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O bambu é uma planta versátil e amplamente utilizada na alimentação, fabricação de utensílios, construção civil e usos ambientais. O uso energético dos colmos ou resíduos de outras aplicações é uma alternativa cada vez mais promissora e compatível com os princípios do desenvolvimento sustentável. Objetivou-se avaliar o potencial de quatro espécies de bambu (Bambusa vulgaris, Phyllostachys bambusoides, Phyllostachys edulis e Phyllostachys nigra) para a produção de briquetes. Avaliaram-se o teor de umidade, densidade aparente, resistência à compressão, composição química imediata, poder calorífico superior e densidade energética. Os briquetes tiveram densidade aparente variando de 1,109 g cm-3 a 1,228 g cm-3; resistência à compressão de 4,68 MPa a 5,82 MPa; teor de voláteis de 79,01 % a 82,25 %; teor de carbono fixo de 15,26 % a 20,18 %; teor de cinzas de 0,38 % a 2,49 %; poder calorífico superior de 4.571 kcal kg-1 a 4.716 kcal kg-1; e densidade energética de 5,08 Gcal m-3 a 5,84 Gcal m-3. Os briquetes produzidos a partir de P. nigra apresentaram melhor qualidade energética, seguidos dos briquetes de P. edulis, P. bambusoides e B. vulgaris. Diante dos resultados, pode-se aferir que as quatro espécies de bambu são matérias-primas alternativas para a geração de energia.

PALAVRAS-CHAVES: Bambusa vulgaris, Phyllostachys bambusoides, Phyllostachys edulis, Phyllostachys nigra, combustíveis renováveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Andreia Brand, Universidade do Estado de Santa Catarina
Departamento de Engenharia Florestal
Ailton Leonel Balduino Junior, Centro Universitário Unifacvest
Professor universitário
Daniela Letícia Nones, Universidade do Estado de Santa Catarina
Departamento de Engenharia Florestal
Angela Zakostelsky Neves Gaa, Universidade do Estado de Santa Catarina
Mestrado em Engenharia Florestal
Publicado
18-03-2019
Como Citar
BRAND, M.; BALDUINO JUNIOR, A.; NONES, D.; GAA, A. Potencial de espécies de bambu para a produção de briquetes. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 49, p. e54178, 18 mar. 2019.
Seção
Suplemento Especial: Bambu