Mitigação dos efeitos de déficit hídrico nas trocas gasosas da soja induzida por Azospirillum brasilense e reguladores vegetais

Autores

  • Lucas Guilherme Bulegon Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vandeir Francisco Guimarães Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Andre Gustavo Battistus Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adriano Mitio Inagaki Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Neumárcio Vilanova da Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O déficit hídrico é limitante à produção agrícola, tendo como efeito primário a redução nas trocas gasosas vegetais, e a continuidade da incidência resulta em menor produtividade. Objetivou-se avaliar as respostas fotossintéticas e a produção de soja sob déficit hídrico severo induzido, em relação à inoculação via semente e aplicação foliar com Azospirillum brasilense e regulador vegetal contendo auxina, giberelina e citocinina. Utilizou-se delineamento de blocos casualizados, em condições de casa-de-vegetação, com cinco tratamentos: quatro sob condições de deficiência hídrica (controle, inoculação de sementes com A. brasilense e aplicação foliar de A. brasilense e de regulador vegetal) e um tratamento irrigado. Foram avaliados a umidade gravimétrica do solo, teor relativo de água, taxa assimilatória líquida de CO2, eficiência quântica aparente, ponto de compensação lumínica e produção de grãos. A deficiência hídrica reduziu o teor relativo de água em 76,96 % e as trocas gasosas da soja em 860,43 %, no controle seco. Todavia, quando da utilização de A. brasilense ou regulador vegetal, a redução desses valores foi mitigada, com reduções máximas de 52,40 % no teor relativo de água e de 361,99 % nas trocas gasosas. Assim, a mitigação desses efeitos se correlacionou diretamente com a produção de grãos por planta, onde o uso de A. brasilense via foliar ou regulador vegetal apresentaram médias 19 % superiores ao controle seco. A aplicação de A. brasilense via foliar e regulador amenizam os efeitos do déficit hídrico na fotossíntese da soja e culminam em menores perdas na produtividade.

PALAVRAS-CHAVE: Glycine max L., fotossíntese, teor relativo de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-05-2019

Como Citar

BULEGON, L. G.; GUIMARÃES, V. F.; BATTISTUS, A. G.; INAGAKI, A. M.; COSTA, N. V. da. Mitigação dos efeitos de déficit hídrico nas trocas gasosas da soja induzida por Azospirillum brasilense e reguladores vegetais. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e52807, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/52807. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico