Zoneamento agroclimático como subsídio para o cultivo de bambu no centro-norte do Cerrado brasileiro

Autores

  • Rafael Battisti Universidade Federal de Goiás/Escola de Agronomia http://orcid.org/0000-0001-5768-4501
  • Derblai Casaroli Universidade Federal de Goiás
  • José Alves Júnior Universidade Federal de Goiás
  • Adão Wagner Pêgo Evangelista Universidade Federal de Goiás
  • Marcio Mesquita Universidade Federal de Goiás

Resumo

O bambu possui grande potencial de uso em inúmeras finalidades; entretanto, as várias espécies apresentam diferentes demandas climáticas. Isto dificulta a caracterização das demandas agroclimáticas do bambu para definir áreas aptas ao seu cultivo. Objetivou-se quantificar as demandas agroclimáticas do bambo, bem como definir áreas aptas ao seu cultivo no centro-norte do Cerrado brasileiro. As demandas agroclimáticas foram definas a partir das médias do centro de origem da espécie Bambusa vulgaris, no sudoeste da Ásia. A caracterização climática baseou-se na temperatura do ar diária média, mínima e máxima, chuva e déficit hídrico anual, e meses consecutivos com chuva abaixo de 40 mm. Estes limites foram utilizados para classificar áreas aptas, marginais e inaptas. A temperatura média ótima variou entre 15,14 ºC e 35,33 ºC. Já as temperaturas mínimas e máximas foram iguais a 12,07 ºC e 38,83 ºC, respectivamente. A demanda anual mínima de chuva foi de 775 mm, com déficit hídrico anual máximo igual a 1.320 mm, e valor máximo de oito meses consecutivos com chuva menor que 40 mm. A maior parte da região estudada foi classificada como apta (74 % da área total), seguida por marginal por déficit hídrico (12,9 %), inapta (8,9 %) e marginal por temperatura do ar (4,2 %).

PALAVRAS-CHAVE: Bambusa vulgaris, adaptabilidade climática, exigência climática do bambu, modelagem de cultura, agrometeorologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Battisti, Universidade Federal de Goiás/Escola de Agronomia

Desenvolve pesquisas na área de agrometeorologia e modelagem de culturas agricolas com enfase em modelos de simulação de produtividade, voltados para o planejamento e tomada de decisão na agrícultura.

Downloads

Publicado

05-02-2019

Como Citar

BATTISTI, R.; CASAROLI, D.; ALVES JÚNIOR, J.; EVANGELISTA, A. W. P.; MESQUITA, M. Zoneamento agroclimático como subsídio para o cultivo de bambu no centro-norte do Cerrado brasileiro. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e52794, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/52794. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Bambu