Comportamento fisiológico de cultivares de meloeiro submetidas à salinidade do solo

Autores

Palavras-chave:

Cucumis melo L., Solo salinizado, Trocas gasosas

Resumo

O meloeiro é uma das hortaliças-fruto de maior relevância para o comércio exterior do Brasil, mas, em áreas semiáridas, a irregularidade de chuvas, o uso excessivo de fertilizantes e, principalmente, a escassez de água de boa qualidade contribuem para a salinização dos solos, tornando-se um fator limitante, com danificações ao aparato fotossintético e à produtividade. Objetivou-se avaliar o comportamento fisiológico de cultivares de meloeiro submetidas à salinidade do solo. Conduziu-se um experimento em casa-de-vegetação, utilizando-se delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 5, sendo o primeiro fator cultivares de meloeiro (Iracema, Goldex e Natal) e o segundo níveis salinos do solo (0,3 dS m-1; 1,3 dS m-1; 2,3 dS m-1; 3,3 dS m-1; e 4,3 dS m-1 de condutividade elétrica), com quatro repetições. Para a salinização do solo, foi obtido extrato de saturação com salinidade inicial de 0,3 dS m-1, preparando-se os demais níveis mediante a adição de NaCl ao solo.  A fisiologia das plantas de meloeiro é afetada negativamente, com o aumento da salinidade no solo. As cultivares avaliadas não apresentam diferenças para tolerância, em resposta fisiológica ao estresse salino no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Fernandes de Oliveira Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, valeriafernandesbds@gmail.com

Caciana Cavalcanti Costa, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, costacc@ccta.ufcg.edu.br

Genilson Lima Diniz, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, genilsondiniz02@hotmail.com

Marinês Pereira Bomfim, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, mpbfito@gmail.com

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

FERNANDES DE OLIVEIRA SOUSA, V.; CAVALCANTI COSTA, C.; LIMA DINIZ, G.; BATISTA DOS SANTOS, J.; PEREIRA BOMFIM, M. Comportamento fisiológico de cultivares de meloeiro submetidas à salinidade do solo. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 271–279, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/52495. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico