SAPL®: um software gratuito para determinação do potencial fisiológico em sementes de soja

Autores

Palavras-chave:

Glycine max (L.) Merill, Qualidade fisiológica de sementes, Tecnologia de sementes

Resumo

A obtenção de informações baseadas em imagens é uma abordagem poderosa para capturar e quantificar dados sobre o vigor de sementes. No entanto, sistemas comerciais que facilitam o processamento e a aquisição de imagens são, muitas vezes, de custo proibitivo. Objetivou-se avaliar a eficiência do Sistema de Análise de Plântulas (SAPL®), para analisar o potencial fisiológico de sementes de soja, em comparação com informações fornecidas por testes de vigor tradicionalmente recomendados para a espécie. Nove lotes de sementes de soja foram submetidos a avaliações de germinação, velocidade de germinação, emergência de plântulas, teste de frio e condutividade elétrica. Nas análises com o SAPL®, foram avaliadas plântulas com quatro e seis dias, contados a partir do início do teste de germinação, que resultaram em valores de comprimento de plântulas, crescimento, uniformidade de desenvolvimento, índice de vigor e índice de vigor corrigido. Os lotes avaliados com emergência superior a 90 % apresentaram índice de vigor superior a 600 e 800, no quarto e sexto dias, respectivamente. Os índices gerados pelo SAPL®, exceto o índice de uniformidade, apresentaram correlações positivas e altas com os testes tradicionais (> 0,80). O SAPL® é eficiente para identificar diferenças no vigor de lotes de sementes de soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Dantas de Medeiros, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil, medeiros.seeds@gmail.com

Márcio Dias Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, Rio Grande do Norte, Brasil, marcioagron@yahoo.com.br/

Downloads

Publicado

20-07-2018

Como Citar

DANTAS DE MEDEIROS, A.; DIAS PEREIRA, M. SAPL®: um software gratuito para determinação do potencial fisiológico em sementes de soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 222–228, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/52340. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico