INFLUÊNCIA DAS SUPERFÍCIES GEOMÓRFICAS NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ATRIBUTOS DO SOLO EM ÁREA SOB CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

  • Milton César Costa Campos Universidade Federal do Amazonas
  • José Marques Júnior Universidade EStadual Paulista
  • Gener Tadeu Pereira Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Atributos do solo, superfície geomórfica, relação solo-paisagem, forma da paisagem

Resumo

As variações dos atributos do solo ocorrem em função das formas do relevo e do material de origem. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi estudar as influências das superfícies geomórficas na distribuição espacial dos atributos do solo, em área cultivada com cana-de-açúcar. Foi realizado o mapeamento de uma área de 530,67 hectares, utilizando-se equipamento de Sistema de Posicionamento Global. Em seguida, foi elaborado o Modelo de Elevação Digital e identificadas e delimitadas as superfícies geomórficas, conforme critérios topográficos e estratigráficos, com base em intensas investigações de campo. Foram coletadas amostras de solo a cada 7 ha, nas profundidades de 0,0-0,25 m e 0,80-1,00 m, totalizando 134 amostras. Foram realizadas análises granulométrica e de Ca, K, Mg, SB, CTC, V%, MO e pH, bem como estatísticas descritivas e análise geoestatística. Concluiu-se que o auxílio de técnicas de geoestatística e modelo de elevação digital possibilitaram observar que os atributos do solo apresentaram limites próximos aos das superfícies geomórficas.

PALAVRAS-CHAVE: Atributos do solo; superfície geomórfica; relação solo-paisagem; forma da paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton César Costa Campos, Universidade Federal do Amazonas

Eng. Agronomo, Mestre em Ciencia do Solo, Doutorando em Ciencia do Solo.

José Marques Júnior, Universidade EStadual Paulista

Eng. Agronomo, Mestrado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas

Gener Tadeu Pereira, Universidade Estadual Paulista

EStatistico, Mestrado e Doutorado em Experimentação Agronomica

Downloads

Publicado

29-06-2010

Como Citar

CAMPOS, M. C. C.; MARQUES JÚNIOR, J.; PEREIRA, G. T. INFLUÊNCIA DAS SUPERFÍCIES GEOMÓRFICAS NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ATRIBUTOS DO SOLO EM ÁREA SOB CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 133–141, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4786. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo