Efeito de fontes e doses de sulfato na cultura da soja

Autores

  • Liliane Oliveira Lopes Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0003-0504-1138
  • Márcio Clero Soares de Moura Universidade Federal do Piauí
  • Sammy Sidney Rocha Matias Universidade Estadual do Piauí
  • Ricardo dos Santos Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Marcos Paulo Rodrigues Teixeira Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Glycine max, enxofre, produtividade de grãos.

Resumo

As exigências de culturas agrícolas para o macronutriente enxofre (S) são similares ou superiores às de fósforo. Apesar disso, muitas vezes, o S não é incorporado ao manejo da adubação de culturas. Objetivou-se avaliar, em condições de campo, o efeito de fontes e doses de S na cultura da soja. O delineamento foi em blocos ao acaso, com 4 repetições. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial com um tratamento adicional (3 x 5 + 1), totalizando 64 unidades experimentais. Foram utilizadas fontes (enxofre elementar, superfosfato simples e gesso agrícola) e doses (20 kg ha-1, 40 kg ha-1, 60 kg ha-1, 80 kg ha-1 e 100 kg ha-1) de S, mais um controle (sem fertilizante). Foram avaliados os seguintes parâmetros: altura da planta no florescimento, massa de 1.000 grãos, produtividade e eficiência agronômica, as quais foram influenciadas pelas doses e fontes de S; número de vagens por planta, que somente foi influenciado pelas fontes; e número de vagens com 3 grãos, que não se diferenciou estatisticamente em nenhum tratamento. A maior produtividade foi de 1.927 kg ha-1, na dose 80 kg ha-1 de S para o gesso, e a maior eficiência agronômica foi observada para o superfosfato simples, na dose de 20 kg ha-1 de S.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Oliveira Lopes, Universidade Federal do Piauí

Engenheira Agronoma, mestrado em Solos e nutrição de plantas, trabalha na linhas de pesquisa fertilidade do solo, nutrição de plantas, cultivo de grandes culturas e experimentos a campo.

Márcio Clero Soares de Moura, Universidade Federal do Piauí

Professor doutor da UFPI campus Teresina-PI, departamento de Química do Solo

Sammy Sidney Rocha Matias, Universidade Estadual do Piauí

Professor doutor da UESPI campus Corrente-PI, departamento de pedologia e topografia

Ricardo dos Santos Lopes, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Geografia pela UESPI, mestrado em solos e nutrição de plantas pela UFPI com linha de pesquisa em fertilidade do solo.

Marcos Paulo Rodrigues Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Aluno de graduação do curso de Engenharia Florestal pela UFPI, campus Bom Jesus-PI, com linha de pesquisa metais pesados e fertilidade do solo.

Downloads

Publicado

25-09-2017

Como Citar

LOPES, L. O.; MOURA, M. C. S. de; MATIAS, S. S. R.; LOPES, R. dos S.; TEIXEIRA, M. P. R. Efeito de fontes e doses de sulfato na cultura da soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 296–302, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/45394. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico