PELLETS PRODUZIDOS COM ESTRUTURAS DE PLANTAS E ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS DE Ageratum conyzoides L. AFETANDO O DESENVOLVIMENTO DE Sitophilus oryzae

Autores

  • José Polese Soares Novo
  • Fernanda Von Hertwig Mascarenhas Fontes
  • César Pagotto Stein
  • Antonio Augusto do Lago
  • Marcos Ribeiro Bottignon
  • Maria do Carmo de Salvo Soares Novo Instituto Agronômico

Palavras-chave:

Insecta, planta inseticida, gorgulho, mentrasto

Resumo

Os objetivos do trabalho foram avaliar o efeito de pellets produzidos com pós de estruturas vegetativa e reprodutiva de plantas e com o óleo essencial obtido de folha de mentrasto, no desenvolvimento de Sitophilus oryzae (L., 1763) (Coleoptera: Curculionidae) e determinar o tempo máximo de armazenamento dos pellets. Os pellets produzidos com os pós das estruturas de mentrasto (raiz, folha, inflorescência e semente) foram armazenados por 2, 60, 120 e 180 dias e os com óleo essencial por 2 e 60 dias. O mentrasto apresenta ação inseticida em S. oryzae, dependendo da estrutura da planta e da concentração no pellet. Pellets produzidos com os pós de folha e de sementes, na concentração de 0,5%, controlam S. oryzae, afetando mais a emergência de insetos que sua fase imatura. Pellets na concentração de 5,0%, produzidos com pós de quaisquer das estruturas de mentrasto, exceto raiz, podem ser armazenados até 180 dias. Na concentração de 0,5%, o período de armazenamento deve ser inferior a 60 dias. Pellets produzidos a partir de óleo essencial obtido de folha de mentrasto não podem ser armazenados em condições ambientes e reduzem a população de S. oryzae, mas não a eliminam, quando em concentração de até 0,5 µg L-1.

PALAVRAS-CHAVES: Insecta; planta inseticida; gorgulho; mentrasto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Salvo Soares Novo, Instituto Agronômico

Centro de Ecofisiologia e Biofísica

Downloads

Publicado

23-06-2010

Como Citar

SOARES NOVO, J. P.; FONTES, F. V. H. M.; STEIN, C. P.; LAGO, A. A. do; BOTTIGNON, M. R.; SOARES NOVO, M. do C. de S. PELLETS PRODUZIDOS COM ESTRUTURAS DE PLANTAS E ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS DE Ageratum conyzoides L. AFETANDO O DESENVOLVIMENTO DE Sitophilus oryzae. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 221–229, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4532. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Proteção de Plantas