Tratamento de sementes de Solanum torvum melhora a germinação de maneira dependente do lote

Autores

Palavras-chave:

Solanaceae, quebra de dormência, ácido giberélico, nitrato de potássio.

Resumo

A espécie Solanum torvum consegue desenvolver-se em solos com forte carga de nematoides e fungos patogênicos. Atualmente, é muito demandada na agricultura intensiva como porta-enxerto de espécies de Solanaceae, tais como berinjela e tomate. Objetivou-se comparar tratamentos, buscando o melhor método para acelerar a germinação de lotes de sementes de S. torvum. Três lotes de sementes foram submetidos a quatro tratamentos para superação de dormência (água, nitrato de potássio, ácido giberélico e pré-embebição em ácido giberélico). Avaliaram-se a primeira contagem de germinação, porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, tempo médio de germinação e a velocidade média de germinação. Os tratamentos com ácido giberélico, com pré-embebição ou apenas com o substrato umedecido, apresentaram os melhores índices de velocidade de germinação, tempo médio de germinação e velocidade média de germinação. A porcentagem final de germinação apresentou interação significativa entre tratamentos e lotes de sementes. Portanto, os tratamentos afetam a germinação final de maneira dependente do lote.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Cutti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen. Bolsista CAPES de intercâmbio de graduação sanduíche na Università di Bologna (Itália), pelo Programa Ciência sem Fronteiras no ano de 2013/2014. Atualmente mestrando do PPG em Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Stela Maris Kulczynski, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1984), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1990) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nematologia, produção e tecnologia de sementes, patologia de sementes e controle biológico.

Downloads

Publicado

20-01-2017

Como Citar

CUTTI, L.; KULCZYNSKI, S. M. Tratamento de sementes de Solanum torvum melhora a germinação de maneira dependente do lote. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 4, p. 464–469, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/43134. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Nota Científica