Produção de gladíolo submetido a ácido giberélico em ambiente protegido

Autores

  • Maristela Pereira Carvalho-Zanão UNIOESTE
  • Fabíola Villa Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudio Yuji Tsutsumi Unioeste
  • Natália Pereira Unioeste

Palavras-chave:

Gladiolus x grandiflorus Hort, regulador vegetal, flor de corte.

Resumo

O gladíolo é uma importante flor de corte comercializada no Brasil, e a utilização de ácido giberélico (GA3) no manejo de cultivo em ambiente protegido pode promover a produção de hastes florais de melhor qualidade. Objetivou-se avaliar a produção de hastes florais e cormos de gladíolo cv. ‘White Friendship’ submetido a modos de aplicação e altas concentrações de ácido giberélico, em ambiente protegido. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois modos de aplicação (pulverização foliar e imersão do cormo) x quatro concentrações (0 mg L-1, 250 mg L-1, 500 mg L-1 e 1.000 mg L-1) de ácido giberélico, com seis repetições e duas plantas por unidade experimental. Avaliaram-se a altura da planta, número de folhas por planta, ponto de colheita comercial das hastes florais, número de floretes por haste floral, comprimento do pendão floral, diâmetro do florete e da haste floral, perímetro do cormo, número de cormilhos por planta, produção de matéria fresca do cormo e de matéria seca de folhas, haste floral, cormo e cormilhos. Altas concentrações de GA3 não são recomendadas para a produção de hastes florais e cormos de gladíolo cv. ‘White Friendship’. O modo de aplicação por imersão do cormo antecipa a colheita das hastes florais e produz maior número de cormilhos por planta. Independentemente do modo de aplicação, a concentração de 550 mg L-1 deGA3 incrementa a produção de cormilhos da cultivar ‘White Friendship’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Pereira Carvalho-Zanão, UNIOESTE

 Doutoranda em Agronomia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil

Fabíola Villa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora, Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Claudio Yuji Tsutsumi, Unioeste

Doutor, Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Natália Pereira, Unioeste

Mestranda, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Energia na Agricultura, Cascavel, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

20-01-2017

Como Citar

CARVALHO-ZANÃO, M. P.; VILLA, F.; TSUTSUMI, C. Y.; PEREIRA, N. Produção de gladíolo submetido a ácido giberélico em ambiente protegido. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 4, p. 450–457, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/42418. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico