Depressão por endogamia em crambe

Autores

  • Ana Carolina da Costa Lara-Fioreze Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Laerte Gustavo Pivetta
  • Maurício Dutra Zanotto

Palavras-chave:

Crambe abyssinica Hochst, autofecundação, polinização aberta, herdabilidade.

Resumo

A depressão por endogamia em plantas, causada por autofecundação ou cruzamento entre plantas com alto grau de parentesco, é um fenômeno genético que afeta os caracteres quantitativos. Objetivou-se verificar a ocorrência de depressão por endogamia em progênies de crambe originadas de autofecundação, em comparação com progênies de polinização livre. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três repetições, em esquema fatorial 32 x 2, em que foram avaliadas 32 progênies de crambe sob dois sistemas de reprodução (autofecundação artificial e polinização livre). Foram avaliados a produtividade de grãos, massa de 1.000 grãos, altura de planta e estande final. Observou-se interação significativa entre progênies e sistemas de reprodução para todas as características avaliadas. Para a maioria das progênies, houve redução na produtividade de grãos, massa de 1.000 grãos e altura de plantas oriundas de autofecundação, em comparação com as progênies de polinização livre. Houve depressão por endogamia para todas as características avaliadas, especialmente para a produtividade de grãos. Os coeficientes de herdabilidade para as progênies oriundas de autofecundação foram maiores do que para as de polinização livre, exceto para massa de 1.000 grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina da Costa Lara-Fioreze, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora Doutora na área de Melhoramento Genético de Plantas na Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Curitibanos

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

LARA-FIOREZE, A. C. da C.; PIVETTA, L. G.; ZANOTTO, M. D. Depressão por endogamia em crambe. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 4, p. 401–406, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/41811. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico