Teores de metais pesados em Latossolos cultivados com olerícolas

Autores

  • Laércio Santos Silva
  • Izabel Cristina de Luna Galindo
  • Clístenes Williams Araújo do Nascimento
  • Romário Pimenta Gomes
  • Milton Cesar Costa Campos Universidade Federal do Amazonas
  • Ludmila de Freitas
  • Ivanildo Amorim de Oliveira

Palavras-chave:

Metais-traço, análise multivariada, cádmio.

Resumo

Metais pesados são naturalmente encontrados em solos, mas suas concentrações podem ser aumentadas por meio de ações antrópicas. Objetivou-se determinar as concentrações de Cd, Cu, Mn, Ni, Pb e Zn em Latossolos Amarelos de áreas produtoras de olerícolas, bem como a influência do cultivo e da posição no relevo dos solos no acúmulo desses elementos. Amostras de solo foram coletadas em cinco propriedades e quatro áreas com vegetação natural, as quais serviram de referência. O solo foi coletado nos terços superior, médio e inferior da encosta, nas linhas de plantio, e no topo, nas áreas de mata, em três profundidades (0,0-0,10 m; 0,10-0,30 m; e 0,30-0,60 m). Os resultados das análises químicas demonstraram que as concentrações de Cd, Cu, Mn, Pb e Zn nos solos foram aumentadas pelo cultivo. Apenas Cd e Cu estiveram acima do valor de referência de qualidade para Pernambuco. As técnicas de análise multivariada utilizadas foram eficientes para separação dos ambientes e para diferenciação da origem dos metais. Os solos nas áreas de mata foram claramente separados das áreas de cultivo, demonstrando o efeito das práticas agrícolas sobre os teores dos metais nos solos. A análise de componentes principais indicou origem predominantemente antropogênica (adubação fosfatada) para Cd, nas amostras de solo mais superficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Cesar Costa Campos, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Eng. Agronômica, Mestrado em Ciências do Solo e Doutorado em Ciências do Solo.

Prof. de Ciências do Solo, com enfase em Gênese, Morfologia e Classificação; Mineralogia do Solo; Solo-Paisagem e Agricultura de Precisão.

 

Downloads

Publicado

24-11-2016

Como Citar

SILVA, L. S.; GALINDO, I. C. de L.; NASCIMENTO, C. W. A. do; GOMES, R. P.; CAMPOS, M. C. C.; FREITAS, L. de; OLIVEIRA, I. A. de. Teores de metais pesados em Latossolos cultivados com olerícolas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 4, p. 391–400, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/41587. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico