Palha e fertilização nitrogenada antecipada afetam atributos do solo e produtividade do arroz de terras altas

Autores

  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO
  • Anna Cristina Lanna Embrapa Arroz e Feijão

Palavras-chave:

Oryza sativa L., Cerrado, agricultura sustentável.

Resumo

A presença de palha de plantas de cobertura e a aplicação de N todo na semeadura podem proporcionar alterações significativas na população microbiana, com reflexos na dinâmica de N no solo e na planta de arroz. Objetivou-se determinar o efeito da antecipação da aplicação de doses de N sobre as formas de N mineral e carbono da biomassa microbiana no solo, bem como na atividade da enzima redutase do nitrato, e a produtividade de arroz de terras altas cultivado sob sistema plantio direto (SPD). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por doses de N (0 kg ha-1, 40 kg ha-1, 80 kg ha-1 e 120 kg ha-1) e pela presença ou ausência de palha de cobertura de U. brizantha. A manutenção da palha na superfície do solo reduz os teores de amônio e aumenta os teores de carbono da biomassa microbiana no solo. A aplicação de doses crescentes de N no solo proporciona incrementos nos teores de nitrato e amônio no solo, até 28 dias após a emergência. A atividade da enzima redutase do nitrato nas plantas aumenta e os teores de amônio e nitrato no solo diminuem com o desenvolvimento da cultura. O número de panículas e a produtividade de grãos do arroz de terras altas aumentam com o incremento na adubação nitrogenada, mas diminuem com a presença de palha de U. brizantha. Assim, recomenda-se o uso da adubação antecipada de N na cultura do arroz de terras altas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual. Doutorado pela Unesp Botucatu e University of Florida (sanduiche).

Anna Cristina Lanna, Embrapa Arroz e Feijão

Graduada em Química (Bacharelado e Licenciatura), pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Agroquímica (1995) e doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Arroz e Feijão, e professora do Uni-Anhanguera - Centro Universitário de Goiás. Na empresa de pesquisa atua na área de Fisiologia/Bioquímica Vegetal, linhas de pesquisa: enzimologia e mecanismos fisiológicos de tolerância ao estresse abiótico em plantas e, na Instituição de Ensino, leciona as disciplinas Bioquímica, Química Orgânica e Química Geral.

Downloads

Publicado

15-09-2016

Como Citar

NASCENTE, A. S.; LANNA, A. C. Palha e fertilização nitrogenada antecipada afetam atributos do solo e produtividade do arroz de terras altas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 284–291, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/41386. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico