Crescimento, acúmulo de nutrientes nas folhas e produtividade de grãos de genótipos superprecoces de feijoeiro comum

Autores

  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO
  • Maria da Conceição Santana Carvalho
  • Paulo Holanda Rosa

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, Cerrado, agricultura sustentável.

Resumo

Há carência de estudos que avaliem o desenvolvimento e o acúmulo de nutrientes em genótipos superprecoces de feijoeiro comum, para a elaboração de programas de fertilização. Objetivou-se caracterizar o desenvolvimento, acúmulo de N, P, K, Ca e Mg nas folhas, produtividade de grãos e componentes de produção de genótipos superprecoces de feijoeiro comum. Experimentos de campo foram realizados em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram dos genótipos IPR Colibri (controle), CNFC 15873, CNFC 15874 e CNFC 15875. Foram amostradas plantas durante o desenvolvimento do feijoeiro, com separação em folhas, hastes e vagens. Após a determinação da matéria seca, foi analisado o conteúdo de N, P, K, Ca e Mg nas folhas. Na colheita, foram avaliados os componentes de produção e produtividade de grãos. O acúmulo de biomassa nos caules e folhas ocorreu até a floração, e depois começou nas vagens até a colheita. Os genótipos que absorveram mais nitrogênio e fósforo tiveram maior produtividade de grãos. A média do ciclo dos genótipos foi de 70 dias (inverno) e 63 dias (verão). CNFC 15874 foi a linhagem mais produtiva na safra de inverno, com produtividade semelhante à da IPR Colibri (controle). Na safra de verão, CNFC 15873 e CNFC 15875 alcançaram produtividades de grãos semelhantes à da cultivar IPR Colibri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual. Doutorado pela Unesp Botucatu e University of Florida (sanduiche).

Downloads

Publicado

21-09-2016

Como Citar

NASCENTE, A. S.; CARVALHO, M. da C. S.; ROSA, P. H. Crescimento, acúmulo de nutrientes nas folhas e produtividade de grãos de genótipos superprecoces de feijoeiro comum. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 292–300, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/41144. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico