Características agronômicas e produtividade de palhada de milho orgânico em consórcio com adubos verdes perenes

Autores

  • Ana Carolina Costa Arantes
  • Anastácia Fontanetti
  • Marcio Roberto Soares
  • Francisco José da Silva Neto
  • Alexandre Gonçalves Próspero

Palavras-chave:

Zea mays L., Calopogonium mucunoides Desv., Pueraria phaseoloides (Roxb.) Benth, Neonotonia wightii (Wight & Arn) Lackey.

Resumo

O consórcio de milho com adubo verde perene é uma opção para promover a cobertura do solo, controlar plantas espontâneas e reciclar nutrientes do solo, em sistema orgânico. Objetivou-se avaliar as características agronômicas e produtividade de grãos e de palhada de milho orgânico em consórcio com adubos verdes perenes, semeados em diferentes estádios fenológicos do milho. Utilizou-se esquema fatorial 3 x 2 + 1, com três espécies perenes de adubos verdes - calopogônio (Calopogonium mucunoides Desv.), puerária [Pueraria phaseoloides (Roxb.) Benth] e soja-perene [Neonotonia wightii (Wight & Arn) Lackey] - e duas épocas de semeadura dos adubos verdes - estádios V4 (quatro folhas expandidas) e VT (pendoamento) do milho - mais um tratamento controle (milho em monocultivo). Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Avaliou-se a cobertura do solo, produção de massa seca dos adubos verdes e das plantas espontâneas e variáveis de crescimento e produção do milho. A semeadura dos adubos verdes, no estádio V4, proporcionou maior porcentagem de cobertura do solo, em relação ao VT. O calopogônio, quando comparado aos demais adubos verdes, apresentou maior porcentagem de cobertura do solo (35,63 %) e massa seca (1,0 Mg ha-1). Os adubos verdes perenes cultivados em consórcio com milho não interferiram no crescimento, produtividade de grãos e palhada do milho. Porém, não foram eficientes na supressão das plantas espontâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

ARANTES, A. C. C.; FONTANETTI, A.; SOARES, M. R.; SILVA NETO, F. J. da; PRÓSPERO, A. G. Características agronômicas e produtividade de palhada de milho orgânico em consórcio com adubos verdes perenes. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 222–229, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/41054. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico