Acúmulo de nutrientes no crescimento inicial de pitaia em função da adubação fosfatada

  • Rodrigo Amato Moreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Maria do Céu Monteiro da Cruz UFVJM
  • Denison Ramalho Fernandes UFVJM
  • Enilson de Barros e Silva UFVJM
  • Jéssica de Oliveira UFVJM
Palavras-chave: Hylocereus undatus, fruta do dragão, nutrição mineral, superfosfato simples.

Resumo

O conhecimento da quantidade de nutrientes acumulados na pitaia auxilia na recomendação de adubação equilibrada, a qual proporciona nutrição adequada e contribui para a máxima expressão do potencial dessa espécie. Objetivou-se avaliar o crescimento, acúmulo de nutrientes e eficiências de absorção, transporte e utilização de P pela pitaia, em função da adubação fosfatada. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco doses de P (0 mg dm-3, 20 mg dm-3, 40 mg dm-3, 80 mg dm-3 e 160 mg dm-3) incorporadas ao solo, com quatro repetições, três vasos por parcela e uma estaca por vaso. Foram observadas diferenças no acúmulo de todos os nutrientes na parte aérea e nas raízes da pitaia e nas eficiências de absorção, transporte e utilização de P, em função da adubação fosfatada. O acúmulo de nutrientes pelas raízes da pitaia obedeceu à seguinte ordem: N > K > Ca > S > P > Mg > Fe > Mn > Zn > B ? Cu. Na parte aérea, a ordem foi: K > N > Ca > S > Mg > P > Mn > Fe > Zn > B ? Cu. O crescimento inicial da pitaia foi máximo com 81 mg dm-3 de P, em Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico. A aplicação de 44-67 mg dm-3 de P ao solo promoveu os maiores acúmulos de macro e micronutrientes na pitaia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Amato Moreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Possui graduação em Agronomia (2008) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestrado em Agronomia/Fitotecnia área de concentração Produção Vegetal (2010) e doutorado em Agronomia/Fitotecnia área de concentração Produção Vegetal (2012) pela mesma Instituição. Desenvolve pesquisas com as frutíferas pitaia, tangerineira 'Ponkan', oliveira, maracujazeiro, amoreira-preta e framboeseira. Atualmente é pós-doutorando na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), bolsista do Programa Mineiro de Pós-Doutorado (PMPD), acordo Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG) / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Publicado
29-08-2016
Como Citar
MOREIRA, R. A.; DA CRUZ, M. DO C. M.; FERNANDES, D. R.; E SILVA, E. DE B.; DE OLIVEIRA, J. Acúmulo de nutrientes no crescimento inicial de pitaia em função da adubação fosfatada. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 46, n. 3, p. 230-237, 29 ago. 2016.
Seção
Artigo Científico