Fungos micorrízicos arbusculares e estimulante micorrízico afetam a massa seca e o acúmulo de nutrientes em feijoeiro e soja

Autores

  • Fabrício Henrique Moreira Salgado Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Tocantins
  • Fatima Maria de Souza Moreira Universidade Federal de Lavras, Departamento de Ciência do Solo
  • Helder Barbosa Paulino Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
  • José Oswaldo Siqueira Instituto Tecnológico Vale
  • Marco Aurélio Carbone Carneiro Universidade Federal de Lavras, Departamento de Ciência do Solo

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris L., Glicine max L., formononetina.

Resumo

A adoção de recursos biológicos na agricultura pode permitir menor dependência e melhor aproveitamento de recursos finitos. Objetivou-se avaliar os efeitos da inoculação com fungos micorrízicos arbusculares nativos do Cerrado associados à aplicação de estimulante micorrízico (7-hidroxi, 4’-metoxi-isoflavona), no crescimento inicial de plantas de feijoeiro e soja. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, em delineamento inteiramente casualizado e esquema fatorial 7 x 2, sendo cinco espécies de fungos micorrízicos arbusculares, inoculação conjunta (junção de todas as espécies em igual proporção) e fungos nativos (sem inoculação), na presença e ausência de estimulante. Foram avaliados a massa seca da parte aérea, massa seca da raiz, colonização micorrízica, massa de nódulos e acúmulo de cálcio, zinco e fósforo na massa seca da parte aérea. O aumento proporcionado pelos fungos micorrízicos arbuculares e a utilização de estimulante chegou a mais de 200 % no feijoeiro e a mais de 80 % na soja. Os fungos Acaulospora scrobiculata, Dentiscutata heterogama, Gigaspora margarita e Rhizophagus clarus, para o feijoeiro, e Claroideoglomus etunicatus, Dentiscutata heterogama, Rhizophagus clarus e a inoculação conjunta, para a soja, se mostraram promissores no incremento de massa e acúmulo de nutrientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2016

Como Citar

SALGADO, F. H. M.; MOREIRA, F. M. de S.; PAULINO, H. B.; SIQUEIRA, J. O.; CARNEIRO, M. A. C. Fungos micorrízicos arbusculares e estimulante micorrízico afetam a massa seca e o acúmulo de nutrientes em feijoeiro e soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 4, p. 367–373, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/40282. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico