SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADO À ESPACIALIZAÇÃO DA CAPACIDADE DE USO DA TERRA

  • Sérgio Campos UNESP
  • Rafael Calore Nardini UNESP
  • Zacarias Xavier de Barros UNESP
  • Lincoln Gehring Cardoso UNESP
Palavras-chave: Sensoriamento remoto, SIG, ocupação do solo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar as classes de capacidade de uso das terras do município de Pratânia (SP), por meio do Sistema de Informação Geográfica, visando ao planejamento adequado do uso do solo. A bacia situa-se entre as coordenadas 22º44’48” e 22º52’17” de latitudes Sul e 48º38’21” e 48º48’07” de longitudes Oeste, apresentando uma área de 21.773,61 ha. A carta de capacidade de uso da terra foi elaborada a partir dos mapas de classes de declive e de solo, tomando-se, por base, as características de cada solo e utilizando-se a tabela de julgamento de classes de capacidade de uso. Os resultados permitiram inferir que a subclasse mais significativa foi a IIIs. As classes de declive de 0-20% ocorrem em mais de 97% do Município, sendo as áreas planas as mais representativas (55%). O SIG mostrou-se uma excelente ferramenta para determinação da capacidade de uso da terra, pois a utilização do geoprocessamento facilita e agiliza o cruzamento de dados digitais, permitindo seu armazenamento para futuros planejamentos ambientais.

PALAVRAS-CHAVES: Sensoriamento remoto; SIG; ocupação do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Campos, UNESP
Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Engenharia Rural,
Rafael Calore Nardini, UNESP
Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Energia na Agricultura, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Engenharia Rural.
Zacarias Xavier de Barros, UNESP
Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Energia na Agricultura, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Engenharia Rural.
Lincoln Gehring Cardoso, UNESP
Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Engenharia Rural.
Publicado
09-06-2010
Como Citar
CAMPOS, S.; NARDINI, R.; BARROS, Z.; CARDOSO, L. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADO À ESPACIALIZAÇÃO DA CAPACIDADE DE USO DA TERRA. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 40, n. 2, p. DOI: 10.5216/pat.v40i2.3887, 9 jun. 2010.
Seção
Engenharia de Biossistemas