Testes de acidez alcoólica total e pH como parâmetros de qualidade em grãos de soja armazenados

Autores

  • Maicon Marinho Vieira Araujo Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-7200-4751
  • Maria Aparecida Braga Caneppele Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria das Graças Assis Bianchini Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Glycine max L., ácido graxo, condições de armazenamento.

Resumo

Apesar da tecnologia disponível à agricultura, as perdas qualitativas e quantitativas, originadas durante a pós-colheita, ainda não são controladas, e os grãos armazenados podem sofrer alterações em sua composição, em razão da condição de estocagem. Objetivou-se verificar a sensibilidade do teste de teor de acidez alcoólico e pH, em grãos de soja (cultivar GB 874RR) com diferentes padrões de qualidade obtidos durante o armazenamento. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 6 x 5 (3 condições de armazenamento x 6 tempos de armazenamento x 5 métodos). Observou-se correlação entre o pH, teor de acidez total (r = 0,888) e parâmetros de qualidade dos grãos. Identificou-se processo deteriorativo a partir do teor de acidez total, apresentando alta correlação com incidência fúngica (r = 0,864), extrato etéreo (r = -0,781) e condutividade elétrica (r = 0,923). A utilização de fenolftaleína como indicador é mais sensível que a do pH 8,8. Dentre os métodos de determinação de pH, o da AOAC demonstrou ser mais adequado para avaliação da perda de qualidade ao longo do armazenamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Marinho Vieira Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia (2011) e mestrado em Agricultura Tropical (Pós-colheita e Armazenamento de Grãos) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (Fisiologia Vegetal), pela Universalidade Federal de Mato Grosso.Tem experiência na áreas de Fitopatologia, Pós-Colheita e Fisiologia Vegetal.

Downloads

Publicado

15-07-2016

Como Citar

ARAUJO, M. M. V.; CANEPPELE, M. A. B.; BIANCHINI, M. das G. A. Testes de acidez alcoólica total e pH como parâmetros de qualidade em grãos de soja armazenados. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 191–196, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38707. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico