USOS DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTA BÁRBARA, GOIÁS

Autores

  • Ana Paula Fioreze Semarh Goiás
  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira UFLA

Palavras-chave:

Disponibilidade hídrica, vazão de referência, curva de permanência das vazões

Resumo

A redução da ocorrência de conflitos envolvendo o uso de água, bem como a garantia de seus diversos tipos de uso, passam pela adequada gestão dos recursos hídricos, empregando-se instrumentos previstos em legislação pertinente. O instrumento legal empregado para a distribuição de água, entre os diferentes usos e usuários, prevenindo ou mesmo solucionando conflitos, é a outorga de direito de uso. Em vista do exposto, este trabalho teve como objetivo a avaliação dos usos dos recursos hídricos, pela comparação entre a disponibilidade hídrica e a demanda instalada da bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Bárbara, Goiás, o que permitiu concluir que a vazão máxima instantânea captada pelos usos outorgados ultrapassa a alocável e se aproxima da vazão de referência e que a acumulação prévia de parte dos volumes totais captados, realizada pela maioria dos usuários, permite a captação sem registro de conflitos ou desabastecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Disponibilidade hídrica; vazão de referência; curva de permanência das vazões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Fioreze, Semarh Goiás

Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia (Solo e Água). Gestão de Recursos Hídricos

Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, UFLA

Professor Adjunto da UFG/UFLA, Bolsista do CNPq, Departamento de Engenharia, Universidade Federal de Lavras, Campus da UFLA, 37200-000, Lavras, MG, e-mail: lfco@pq.cnpq.br

Downloads

Publicado

15-03-2010

Como Citar

FIOREZE, A. P.; OLIVEIRA, L. F. C. de. USOS DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTA BÁRBARA, GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 28–35, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3869. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Engenharia de Biossistemas