Tratamento de sementes, compactação do solo e manejo de nitrogênio afetam o arroz de terras altas

Autores

  • Veneraldo Pinheiro Embrapa Arroz e Feijão
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO
  • Luis Fernando Stone Embrapa Arroz e Feijão
  • Mabio Chrisley Lacerda Embrapa Arroz e Feijão

Palavras-chave:

Cupim, pesticida, fipronil, arroz aeróbico.

Resumo

A disponibilidade de água para o cultivo de arroz irrigado (Oryza sativa L.) está reduzindo-se em todo o mundo. Portanto, faz-se necessário desenvolver tecnologias que permitam o cultivo de arroz em condições aeróbicas, para produzir grãos de arroz sem perdas de rendimento e obter maior eficiência no uso da água. Objetivou-se determinar a melhor combinação de opções de manejo para a produção de arroz de terras altas. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial. Os tratamentos consistiram da combinação de cinco cultivares de arroz (BRS Caçula, BRS Serra Dourada, BRS Primavera, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda) com duas pressões de compactação no sulco de semeadura (25 kPa ou 126 kPa), dois tipos de tratamento de sementes (com ou sem pesticida) e dois tipos de manejo de N (todo o N na semeadura ou todo o N em cobertura). A aplicação de todo o N na semeadura, ao invés do N em cobertura, foi eficaz para proporcionar maior produção de grãos no sistema plantio direto (SPD). Nesse sistema, genótipos de arroz de terras altas apresentam melhores resultados com maior pressão de compactação. O tratamento de sementes com inseticida proporcionou maior rendimento de grãos da BRS Sertaneja, no SPD, e para todos os genótipos no sistema plantio convencional (SPC). A BRS Esmeralda, no SPD, e BRS Esmeralda e BRS Primavera, no SPC, foram os genótipos mais produtivos. Além disso, no SPD, a aplicação de N na semeadura e a pressão de compactação sobre o sulco de semeadura são importantes para aumentar a produtividade de grãos de arroz de terras altas. No SPC, o tratamento de sementes é importante para melhorar o rendimento de grãos do arroz de terras altas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual. Doutorado pela Unesp Botucatu e University of Florida (sanduiche).

Downloads

Publicado

14-04-2016

Como Citar

PINHEIRO, V.; NASCENTE, A. S.; STONE, L. F.; LACERDA, M. C. Tratamento de sementes, compactação do solo e manejo de nitrogênio afetam o arroz de terras altas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 72–79, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38428. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico