Resposta de fungos e processos biológicos do solo a resíduos vegetais em sistema plantio direto

Autores

  • Priscila de Oliveira
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO
  • Enderson Petrônio de Brito Ferreira
  • João Kluthcouski
  • Murillo Lobo Junior

Palavras-chave:

Biomassa microbiana, respiração basal, solos supressivos.

Resumo

O manejo do solo e a rotação de culturas podem afetar diretamente a comunidade microbiana do solo. Objetivou-se determinar indicadores de qualidade e fungos habitantes do solo, no sistema plantio direto. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 × 2. As três espécies de cobertura utilizadas foram braquiarão, milheto e feijão-comum, que forneceram palha e resíduos de raízes para o milho e a soja. A sequência feijão-comum + soja proporcionou pouca cobertura do solo, maior quociente metabólico e respiração basal e atividade enzimática total do solo e aumento geral de fungos de solo. A análise de componentes principais teve 76,61 % da variância explicada pelos três primeiros componentes, com as culturas de cobertura, a respiração basal do solo e o quociente metabólico considerados as principais fontes qualitativas e quantitativas de variância no primeiro componente. O carbono da biomassa microbiana foi o indicador de qualidade do solo melhor correlacionado com o rendimento das culturas, e negativamente correlacionado com a densidade de Fusarium spp. A população de Rhizoctonia solani foi correlacionada com maior quociente metabólico e atividade enzimática total e respiração basal do solo. O cultivo do braquiarão favoreceu a fungistase no solo e aumento das populações do antagonista Trichoderma spp. A avaliação multivariada demonstrou a associação de fungos de solo com indicadores de qualidade do solo, bem como maior influência das plantas de cobertura sobre a variância observada, em comparação com as culturas de verão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual. Doutorado pela Unesp Botucatu e University of Florida (sanduiche).

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

OLIVEIRA, P. de; NASCENTE, A. S.; FERREIRA, E. P. de B.; KLUTHCOUSKI, J.; LOBO JUNIOR, M. Resposta de fungos e processos biológicos do solo a resíduos vegetais em sistema plantio direto. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 57–64, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38374. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico