Avaliação de caracteres morfológicos de feijão comum identifica espessura do grão diretamente correlacionada com o tempo de cozimento

Autores

  • Guilherme Godoy dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Nerinéia Dalfollo Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Fitotecnia Professor Associado III
  • Sandra Maria Maziero Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, análise de trilha, correlação de Pearson, interação genótipo x ambiente.

Resumo

O desenvolvimento de novas cultivares de feijão comum que atendam à demanda de padrão de grãos com maior aceitação para o consumo e de cozimento rápido é uma tendência recente em programas de melhoramento. Objetivou-se verificar se há diferenças entre linhagens de feijão comum, quanto aos caracteres morfológicos de grãos e tempo de cozimento, investigar as relações lineares entre esses caracteres e o tempo de cozimento e selecionar linhagens superiores em padrão comercial de grão e de rápido cozimento. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com três repetições. Os tratamentos consistiram de 14 genótipos de feijão, em duas épocas de cultivo. As linhagens diferiram quanto à massa de 100 grãos, comprimento, largura, espessura, forma, achatamento, porcentagem de absorção de água e tempo de cozimento dos grãos. Estimativa de correlação positiva e de alta magnitude foi obtida entre a espessura dos grãos e o tempo de cozimento (r = 0,9727). Na análise de trilha, constatou-se que a espessura dos grãos apresentou o maior efeito direto positivo sobre o tempo de cozimento (0,62). Portanto, linhagens de feijão comum de cozimento rápido podem ser selecionadas indiretamente, com base na menor espessura do grão. A linhagem DF 06-17 apresenta padrão de grão aceito pelo mercado e consumidor e rápido cozimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Godoy dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno do Programa de Pós-graduação em Agronomia

Nerinéia Dalfollo Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Fitotecnia Professor Associado III

Departamento de Fittoecnia

Genética e Melhoramento de Feijão

Sandra Maria Maziero, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do Programa de Pós-graduação em Agronomia

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

SANTOS, G. G. dos; RIBEIRO, N. D.; MAZIERO, S. M. Avaliação de caracteres morfológicos de feijão comum identifica espessura do grão diretamente correlacionada com o tempo de cozimento. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 35–42, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/38191. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico