ESTUDO DA DIVERGÊNCIA GENOTÍPICA ENTRE POPULAÇÕES DE GIRASSOL

Autores

  • Luciene Fróes Camarano Uni-Anhanguera
  • Lázaro José Chaves UFG
  • Edward Madureira Brasil UFG
  • Elaine Borges

Palavras-chave:

Helianthus annuus L., agrupamentos, métodos de estimativa da divergência genotípica, Mahalanobis

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar a divergência genotípica entre dez populações de girassol, usando a estatística D2 de Mahalanobis e variáveis canônicas para indicar grupos mais semelhantes e/ou divergentes e, assim, direcionar os cruzamentos nos programas de melhoramento. Foram conduzidos quatro experimentos, em duas épocas (junho/julho e fevereiro), em Goiânia e Goianésia, Estado de Goiás, nos anos de 1995 e 1996. Em todos os experimentos, utilizou-se o delineamento em blocos completos casualizados, com dez tratamentos e quatro repetições. Pelos resultados das análises de variância, verificou-se que existe grande variabilidade genotípica entre as populações, para todos os caracteres avaliados. Já pelas análises de divergência genotípica, dendrogramas e gráficos fornecidos pelos escores das variáveis canônicas, evidenciou-se que, nos quatro experimentos, as populações se agrupam de forma semelhante e de acordo com suas regiões de origem, na maioria dos casos. Ao se compararem os dois métodos, pode-se concluir que ambos conduzem a resultados semelhantes de agrupamento.

PALAVRAS-CHAVE: Helianthus annuus L.; agrupamentos; métodos de estimativa da divergência genotípica; Mahalanobis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Fróes Camarano, Uni-Anhanguera

Profª da disciplina de Genética nos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia e das disciplinas Melhoramento Genético Vegetal, TCC I e TCCII no curso de Agronomia da Uni-Anhanguera (Centro Universitário de Goiás)

Lázaro José Chaves, UFG

Professor titular do Departamento de agricultura da Escola de Agronomia da UFG

Edward Madureira Brasil, UFG

Professor titular do Departamento de agricultura da Escola de Agronomia da UFG. Atual REITOR da UFG

Elaine Borges

Engenheira Agrônoma

Downloads

Publicado

11-02-2010

Como Citar

FRÓES CAMARANO, L.; CHAVES, L. J.; MADUREIRA BRASIL, E.; BORGES, E. ESTUDO DA DIVERGÊNCIA GENOTÍPICA ENTRE POPULAÇÕES DE GIRASSOL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 36–44, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3815. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Genética e Melhoramento de Plantas