Esterco de animais domésticos como atrativo alternativo para moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em goiabeira

Autores

  • Rosenya Michely Cintra Filgueiras Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Roberto de Azevedo Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.
  • Raul Azevedo Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.
  • Ricardo Braga de Farias Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.
  • Cristiane Ramos Coutinho Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici.

Palavras-chave:

Psidium guajava L., moscas frugívoras, controle natural de pragas.

Resumo

As moscas-das-frutas são manejadas com proteína hidrolisada, mas, para agricultores familiares, esse produto é de difícil acesso. Objetivou-se avaliar a eficiência de estercos de animais domésticos no controle e/ou monitoramento dessa praga em pomares de goiaba. No primeiro ensaio, avaliou-se a eficiência do suco de goiaba e de estercos bovino, ovino, suíno, equino e de galinha, como atrativos para a mosca-das-frutas. Após definição do melhor atrativo, instalou-se o segundo ensaio, utilizando-se suco de goiaba e extrato de esterco de galinha nas concentrações de 10 %, 30 %, 50 %, 70 % e 100 %. No terceiro ensaio, avaliou-se suco de goiaba e esterco de galinha a 10 %, em três períodos de envelhecimento do atrativo (3, 7 e 14 dias após a instalação das armadilhas). A relação custo/benefício do suco de goiaba e do extrato também foi avaliada. Verificou-se que as moscas-das-frutas têm preferência pelo extrato de esterco de galinha a 10 %, com maior captura observada aos três dias após a instalação, o qual pode substituir o suco de goiaba no manejo agroecológico de moscas-das-frutas em goiabeiras, na agricultura familiar, pois é de baixo custo e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenya Michely Cintra Filgueiras, Universidade Federal do Ceará

Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. Mestranda em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici.

Francisco Roberto de Azevedo, Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba. Possui mestrado em Fitossanidade/Entomologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutorado em Agronomia (Fitotecnia/Entomologia) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor Associado de Entomologia da Universidade Federal do Cariri, no Campus do Crato.

Raul Azevedo, Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará e também o título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Técnico de Laboratório de Entomologia na Universidade Federal do Ceará.

Ricardo Braga de Farias, Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri,

Cristiane Ramos Coutinho, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici.

Engenheira Agrônoma e Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Montes Claros. Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici.

Downloads

Publicado

08-04-2016

Como Citar

FILGUEIRAS, R. M. C.; AZEVEDO, F. R. de; AZEVEDO, R.; FARIAS, R. B. de; COUTINHO, C. R. Esterco de animais domésticos como atrativo alternativo para moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em goiabeira. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 51–56, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/37793. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico