Enxofre elementar ou sulfato de cálcio para remediação de solos salino-sódicos?

Autores

  • Josinaldo Lopes Araujo Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.
  • Pedro Jorge da Silva Severo Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.
  • Francisco Tarcísio Cartaxo Lucena Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.
  • Rafael Guimarães Veriato Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.
  • Kariolania Fortunato de Paiva Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Palavras-chave:

Salinidade, sodicidade, alcalinidade.

Resumo

A recuperação de solos com elevada salinidade e alcalinidade requer a utilização de produtos que promovam a redução do pH e diminuam os teores de Na trocável, para melhorar a sua fertilidade. Objetivou-se avaliar o efeito do sulfato de cálcio e do enxofre elementar sobre os atributos químicos de um solo com altos teores de sais solúveis e Na trocável. Dois experimentos foram conduzidos em casa-de-vegetação, utilizando-se amostras de um Neossolo Flúvico sódico sálico de textura franco-arenosa. No primeiro experimento, foram testados quatro tratamentos referentes à correção do solo (sem corretivo, sem corretivo e sem lavagem, corrigido com sulfato de cálcio e corrigido com enxofre elementar). No segundo experimento, os tratamentos compreenderam cinco doses de enxofre elementar (0 kg ha-1, 400 kg ha-1, 800 kg ha-1, 1.200 kg ha-1 e 1.600 kg ha-1). O enxofre elementar e o sulfato de cálcio influenciaram positivamente os atributos químicos do solo, proporcionando melhor fertilidade. O enxofre elementar, além de melhorar os atributos químicos desse solo, é mais eficiente que o sulfato de cálcio na diminuição de sua alcalinidade, contudo, o uso desse produto requer a aplicação de fonte adicional de cálcio ao solo. Devido ao seu baixo teor de argila, a simples lavagem contribui para diminuir a salinidade e sodicidade do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josinaldo Lopes Araujo, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Doutor em Solos e Nutrição Mineral de Plantas. Prof. Adjunto IV, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, CCTA/UFCG.

Pedro Jorge da Silva Severo, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Francisco Tarcísio Cartaxo Lucena, Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Rafael Guimarães Veriato, Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Kariolania Fortunato de Paiva, Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Graduando em Agronomia, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Downloads

Publicado

08-12-2015

Como Citar

ARAUJO, J. L.; SEVERO, P. J. da S.; LUCENA, F. T. C.; VERIATO, R. G.; PAIVA, K. F. de. Enxofre elementar ou sulfato de cálcio para remediação de solos salino-sódicos?. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 4, p. 388–396, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/37090. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico