DENSIDADES DE SEMEADURA E NÍVEIS DE NPK E CALAGEM NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO SOB PLANTIO CONVENCIONAL, EM PONTA GROSSA, PARANÁ

  • Antonio Barbara de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Messias José Bastos de Andrade Universidade Federal de Lavras
  • Neiva Maria Batista Vieira Univ. Estadual de Montes Claros
  • Armando de Albuquerque Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: População de plantas, fertilização, correção do solo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar populações de plantas e níveis de adubação e calagem mais adequados para o plantio convencional da cultivar de feijoeiro Iapar 81, de hábito tipo II, em solo de textura pesada do Distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa-PR. Foi conduzido um experimento na safra das águas de 2003/2004. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e esquema fatorial 4 x 4, envolvendo quatro populações (100 mil, 200 mil, 300 mil e 400 mil plantas ha-1) e quatro níveis de adubação e calagem (0; 0,5; 1; e 1,5 vez as doses recomendadas de NPK e calcário). Foram avaliados as variáveis altura de plantas e o rendimento de grãos, com seus componentes primários, número de vagens por planta, número de grãos por vagem e peso médio de cem grãos. Os resultados permitiram concluir que, no solo estudado, o incremento da adubação e calagem elevou a altura de plantas em 48%, o número de vagens por planta em 66% e o rendimento de grãos em 88%, enquanto o aumento da população resultou em altura de plantas 18% menor e número de vagens por planta 65% menor, não alterando a produção de grãos.

PALAVRAS-CHAVE: População de plantas; fertilização; correção do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
01-04-2008
Como Citar
SOUZA, A.; ANDRADE, M.; VIEIRA, N.; ALBUQUERQUE, A. DENSIDADES DE SEMEADURA E NÍVEIS DE NPK E CALAGEM NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO SOB PLANTIO CONVENCIONAL, EM PONTA GROSSA, PARANÁ. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 38, n. 1, p. 39-43, 1 abr. 2008.
Seção
Artigos Científicos