MELHORAMENTO POPULACIONAL DE ARROZ DE TERRAS ALTAS E SELEÇÃO DE LINHAGENS PROMISSORAS PARA AS CONDIÇÕES DE SAVANA DA COLÔMBIA

Marc Châtel, Yolima Ospina, Francisco Rodriguez, Victor Hugo Lozano, Hermando Delgado

Resumo


Em colaboração, desde 1996, CIRAD (Centre de Coopé-ration Internacionale en Recherche Agronomique pour le Dévelop-pment) e CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical) desenvolvem atividades de melhoramento intra-populacional, para ampliar a base genética do arroz cultivado. O desenvolvimento de populações base (compostos) de arroz de terras altas, por meio de seleção recorrente, compõem as novas estratégias para se alcançar esse objetivo. Usando-se um gene recessivo de macho-esterilidade (ms), essas populações têm sido desenvolvidas facilmente. Na Colômbia, essas populações de arroz têm sido melhoradas por dois procedimentos de seleção recorrente: seleção massal e de progênies S2. Em cada ciclo de seleção, plantas férteis são selecionadas para o desenvolvimento de linhagens segregantes e para a seleção de progênies, usando-se o método convencional de pedigree. As linhagens avançadas são avaliadas em ensaios de rendimento, com apoio do projeto e em colaboração com a empresa colombiana de pesquisa – Corpoica Regional 8, em Villavicencio, Colômbia. Linhagens promissoras de boa adaptação a solos ácidos foram identificadas. Uma destas linhagens, extraída a partir do primeiro ciclo de seleção recorrente da população base PCT-4, mostra alto potencial de produtividade e mesmo nível de precocidade da melhor testemunha comercial (Línea 30), desenvolvida por melhoramento convencional.

PALAVRAS-CHAVE: Oryza sativa; arroz de terras altas; seleção recorrente; composto; população base.


Palavras-chave


Oryza sativa; arroz de terras altas; seleção recorrente; composto; população base

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT