Métodos indiretos para determinação do índice de área do cladódio da palma forrageira

Autores

  • Karina Mendes Pinheiro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE, Brasil.
  • Thieres George Freire da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE, Brasil.
  • Wellington Jairo da Silva Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE, Brasil.
  • Herica Fernanda de Sousa Carvalho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE, Brasil.
  • Magna Soelma Beserra de Moura Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Petrolina, PE, Brasil.

Palavras-chave:

Nopalea sp., Opuntia sp., analisador de dossel, método destrutivo.

Resumo

Métodos de determinação do índice de área foliar têm sido aplicados a várias culturas agrícolas. Todavia, os seus usos limitam-se a plantas folhosas, não havendo registro para a palma forrageira, em que a interceptação da radiação é realizada pelo cladódio. Assim, este estudo objetivou analisar o uso de diferentes métodos indiretos na estimativa do índice de área do cladódio da palma forrageira. Foram utilizados cladódios dos clones Nopalea cochenillifera Salm Dyck, Nopalea cochenillifera Salm Dyck e Opuntia stricta (Haw) Haw, dos quais se amostraram sessenta plantas por clone, distribuídas em cinco subáreas com 12 plantas. Foram avaliados métodos de interceptação de luz com diferentes técnicas de medida, bem como os métodos planimétrico, discos foliares e modelagem. A estimativa do índice de área do cladódio da palma forrageira pelo método da modelagem foi considerada a mais precisa, por apresentar valores de coeficiente de precisão e de acurácia acima de 0,90, bem como desempenho de muito bom a ótimo. Porém, a sua aplicabilidade depende do uso de parâmetros ou equações de ajuste dos valores estimados. Os métodos da interceptação de luz e de suas derivações, discos foliares do cladódio médio e da planimetria do cladódio médio não são recomendados, devido à baixa precisão e acurácia dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Mendes Pinheiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE, Brasil.

Doutoranda UFMT

Thieres George Freire da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE, Brasil.

D.Sc. em Agrometeorologia na UFV

Professor de Agrometeorologia/Bioclimatologia/Meteorologia da UFRPE/UAST

Downloads

Publicado

04-05-2015

Como Citar

PINHEIRO, K. M.; SILVA, T. G. F. da; DINIZ, W. J. da S.; CARVALHO, H. F. de S.; MOURA, M. S. B. de. Métodos indiretos para determinação do índice de área do cladódio da palma forrageira. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 163–171, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/30617. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal