AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA E SELETIVIDADE DOS HERBICIDAS RAPTOR (IMAZOMOX) E PIVOT (IMAZETHAPYR) NA CULTURA DA SOJA (Glycine Max (L.) Merrill)

Autores

  • Lizz Kezzy de Morais UFG
  • Paulo Alcanfor Ximenes UFG
  • José Baldin Pinheiro UFG
  • Edward Madureira Brasil UFG
  • Fabrício Vergueiro Benatti Cyanamid Química do Brasil

Palavras-chave:

Soja, plantas-daninhas, imazamox, imazetaphyr

Resumo

Com o objetivo de avaliar a eficiência e a seletividade dos produtos Raptor (Imazamox) e Pivot (Imazethapyr) no controle de plantas daninhas na cultura da soja, instalou-se um experimento na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, no município de Goiânia - GO. O experimento constituiu-se de sete tratamentos: Raptor DG + Cicol (42 g ia/ha); Raptor DG + Cicol (49 g ia/ha); Pivot DG + Cicol (80 g ia/ha); Pivot DG + Cicol (98 g ia/ha); Pivot AS (100 g ia/ha); Flex + Energic (250 g ia/ha + 0,2%) e testemunha. O delineamento foi o de blocos ao acaso com quatro repetições e o cultivar de soja utilizado foi o Emgopa 313, com espaçamento de 50 cm e com densidade de 20 plantas/m. Observou-se que os tratamentos na terceira época de avaliação controlaram em mais de 90% as plantas daninhas guanxuma (Sida rhombifolia L.), erva-palha (Blainvillea rhomboidea Cass.), erva-quente (Spermacoce latifolia Aubl.), trapoeraba (Commelina nudiflora L.), corda-de-viola (Ipomoea purpurea Lam.).

PALAVRAS-CHAVE: Soja; plantas-daninhas; imazamox; imazetaphyr.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2007

Como Citar

MORAIS, L. K. de; XIMENES, P. A.; PINHEIRO, J. B.; BRASIL, E. M.; BENATTI, F. V. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA E SELETIVIDADE DOS HERBICIDAS RAPTOR (IMAZOMOX) E PIVOT (IMAZETHAPYR) NA CULTURA DA SOJA (Glycine Max (L.) Merrill). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 107–112, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3001. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico