ASPECTOS SOBRE A BIOLOGIA DE Euchroma gigantea (L. 1758) (COLEOPTERA -BUPRESTIDAE) EM Paquira aquatica AUBLET (BOMBACACEAE)

  • Antônio Henrique Garcia UFG
Palavras-chave: Euchroma gigantea, Paquira aquatica, biologia, ornamental

Resumo

Estudou-se a biologia de E. gigantea em P. aquatica sem controle de T°C, UR e fotoperíodo. As fêmeas realizam a postura entre os meses de dezembro e março. Cada fêmea coloca massas de ovos de até 10 ovos/massa, num média de 4 massas de ovos/planta por entre as rachaduras da casca na região do colo. O período médio de incubação observado foi de 19 dias. A média de posturas por fêmeas foi de 6,2, a média de ovos/postura de 40 e o número médio de ovos/fêmea de 248, com viabilidade de 72%. As larvas constroem uma galeria, inicialmente na região subcortical e, posteriormente, no sentido do sistema radicular da planta onde completam o ciclo biológico. O período larval médio observado foi de 240 dias e as larvas medem de 8 a 12 cm de comprimento no último ínstar. A viabilidade pré-pupal foi de 63% e o período médio de 13 dias. O período pupal médio foi de 30 dias e a viabilidade, de 69%. O ciclo biológico médio foi de 302 dias. Após a emergência o adulto constrói um galeria de forma ovalada no sentido vertical em direção à superfície do solo. Como as larvas de E. gigantea destroem o sistema radicular das mungubeiras, as árvores ficam sem nenhum sistema de sustentação caindo facilmente pela ação dos ventos.

PALAVRAS-CHAVE: Euchroma gigantea; Paquira aquatica; biologia; ornamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2007
Como Citar
GARCIA, A. ASPECTOS SOBRE A BIOLOGIA DE Euchroma gigantea (L. 1758) (COLEOPTERA -BUPRESTIDAE) EM Paquira aquatica AUBLET (BOMBACACEAE). Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 28, n. 1, p. 69-73, 18 dez. 2007.
Seção
Artigos Científicos