USO DE PROMOTOR DE CRESCIMENTO E DE BIOPROTETOR NA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO E SEU EFEITO SOBRE A INCIDÊNCIA DA MANCHA-DE-GRÃOS

Autores

  • Rodrigo Fascin Berni UFG
  • Luciene Fróes Camarano UFG
  • Jefferson Luiz da Silva Costa Embrapa Arroz e Feijão

Palavras-chave:

Helminthosporium oryzae, Oryza sativa, greensol, Biosol, controle químico

Resumo

Foram conduzidos dois experimentos com o objetivo de avaliar os efeitos de dois produtos comerciais sobre o desenvolvimento da cultura do arroz irrigado e sobre a incidência da mancha-de-grãos causada por Helminthosporium oryzae. Um dos produtos consistia de rizobactérias promotoras de crescimento de plantas (RPCPs) e micorrizas (Biosol) e o outro era constituído por micronutrientes e aminoácidos (Greensol). O produto biológico, Biosol, foi adicionado ao recipiente das sementes no momento do plantio, na dose de 1 kg/ha. O biofertilizante, Greensol, foi aplicado na dose de 200 ml/ha, via pulverização aérea, juntamente com a aplicação de fungicidas, por ocasião da emissão de 5% das panículas. Os tratamentos utilizados foram T1: Controle; T2: Greensol; T3: Biosol + Greensol e T4: Biosol Os parâmetros avaliados foram: número de perfilhos/metro linear e a produção de matéria seca aos 90 dias após a semeadura, a produtividade de grãos, a percentagem de espiguetas vazias e a incidência da mancha-de-grãos (Helminthosporium oryzae Breda de Haan). O número de perfilhos/metro linear não diferiu entre os tratamentos. A análise conjunta dos ensaios indicou que os tratamentos com Biosol foram superiores na produção de massa seca total e radicular, produtividade superior e menor percentual de espiguetas vazias. O índice de severidade da mancha-de-grãos indicou que todos os tratamentos foram melhores que o controle, sendo o T3 e o T4 os que apresentaram menores índices de doença.

PALAVRAS-CHAVE: Helminthosporium oryzae; Oryza sativa; greensol; Biosol; controle químico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2007

Como Citar

BERNI, R. F.; CAMARANO, L. F.; COSTA, J. L. da S. USO DE PROMOTOR DE CRESCIMENTO E DE BIOPROTETOR NA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO E SEU EFEITO SOBRE A INCIDÊNCIA DA MANCHA-DE-GRÃOS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 9–16, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2978. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico