UTILIZAÇÃO DO MILHETO COMO SUBSTITUTO DO MILHO EM RAÇÕES PARA CABRAS LEITEIRAS

Aldi Fernandes de Souza França, Geisa Fleury Orsine, Miguel Joaquim Dias, José Henrique Stringhini, João Teodoro Pádua, Delma Machado Cantisani Pádua, Said Pereira Mundim

Resumo


O milheto (Pennisetum americanum (L) Leeke) se constitui em uma forrageira anual de verão muito utilizada na Índia e em alguns países da África, tanto para alimentação humana como animal. Apresenta alto valor nutritivo, podendo ser utilizada para a produção de grãos ou de forragens. Por suas características fisiológicas se adapta muito bem às condições edafoclimáticas dos cerrados. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a utilização do milheto, sob a forma de grãos com panícula, como substituto do milho em rações para cabras leiteiras. Dezesseis cabras foram distribuídas em um delineamento em quadrado latino e submetidas a quatro tratamentos que constavam da substituição do milho desintegrado com palha e sabugo (MDPS) pelo milheto em rações, onde foi medida a produção de leite em duas ordenhas diárias. Os níveis de substituição utilizados foram: 0%, 25%, 50% e 75% de MDPS por milheto (tratamentos 1, 2, 3 e 4, respectivamente). Os resultados obtidos em termos de médias de produção de litros de leite por cabra /por dia foram: T1 = 4,47; T2 = 4,62; T3 = 4,91 e T4 = 4,77. Não se observou diferença significativa pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Milheto; cabras leiteiras; ração.


Palavras-chave


Milheto; cabras leiteiras; ração

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT