NÃO-PREFERÊNCIA PARA OVOPOSIÇÃO DE Zabrotes subfasciatus (Boheman, 1833) EM FEIJÃO TRATADO COM DIFERENTES PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

  • Corival Cândido da Silva UFG
  • Elisane Galbe de Carvalho Costa UFG
  • Heloína Teresinha Faleiro Ramos UFG
  • Roberto de Toledo Guimarães UFG
  • Antônio Henrique Garcia UFG
Palavras-chave: Zabrotes, Phaseolus, Carapa, Azadirachta, resistência

Resumo

Foi estudada a não-preferência para a oviposição de Zabrotes subfasciatus (Boheman,1833) em feijão (Phaseolus vulgaris) cultivar carioca, tratado com diferentes produtos de origem vegetal. Os produtos utilizados foram o óleo de andiroba (Carapa guianensis), óleo de neem (Azadirachta indica), solução de neem e o produto comercial Azatin nas doses 2, 4 e 6 ml/kg/grão. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 4, com cinco repetições. Os dados foram transformados em (x + 1)^1/2 e submetidos à análise de variância, enquanto as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Todos os produtos em todas as doses diferiram da testemunha. A solução de neem e o Azatin na dose de 4 ml/kg/grão, o óleo de neem a 6 ml/kg/grão e o óleo de andiroba em todas as doses testadas (2, 4 e 6 ml/kg/grão) foram os que apresentaram os melhores resultados.

PALAVRAS-CHAVE: Zabrotes; Phaseolus; Carapa; Azadirachta; resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
17-12-2007
Como Citar
SILVA, C.; COSTA, E.; RAMOS, H.; GUIMARÃES, R.; GARCIA, A. NÃO-PREFERÊNCIA PARA OVOPOSIÇÃO DE Zabrotes subfasciatus (Boheman, 1833) EM FEIJÃO TRATADO COM DIFERENTES PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 26, n. 2, p. 51-56, 17 dez. 2007.
Seção
Artigo Científico